Meteoritos ajudam a datar o nascimento de Júpiter

Côndrulos, pequenas “gotas de chuva” rochosas, indicam que o planeta surgiu 1,8 milhão de anos após o início do Sistema Solar
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/08/2025 05h50
jupiter
Imagem: Artsiom P/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade de Nagoya e do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (INAF) descobriram como se formaram as misteriosas “gotas de chuva” encontradas em meteoritos, chamadas côndrulos, e usaram essa informação para determinar a idade de Júpiter.

Côndrulos são pequenas gotículas esféricas de rocha derretida, com 0,1 a 0,2mm, presentes em meteoritos chamados condritos. Estudos anteriores não conseguiam explicar sua origem.

Segundo os cientistas, colisões de planetesimais — corpos rochosos e gelados do jovem Sistema Solar — geraram explosões de vapor que fragmentaram a rocha derretida, formando os côndrulos.

Côndrulos redondos visíveis em uma seção fina do meteorito Allende sob visão microscópica
Pelas lentes de um microscópio, foi possível identificar os côndrulos redondos no meteorito Allende. (Imagem: Akira Miyake/Universidade de Kyoto)

Leia mais:

Júpiter como peça-chave

  • Modelos computacionais mostraram que a gravidade de Júpiter recém-formado acelerava essas colisões, criando condições ideais para a formação dos côndrulos.
  • Comparando simulações com dados de meteoritos, os pesquisadores reproduziram suas características com precisão.
  • A análise indicou que o pico da formação dos côndrulos ocorreu 1,8 milhão de anos após o início do Sistema Solar, marcando também o nascimento de Júpiter, há 4,6 bilhões de anos.
Metade de Júpiter
Pesquisadores ligam a formação de meteoritos milimétricos às colisões provocadas pela gravidade do planeta (Imagem: Claudio Caridi/Shutterstock)

Mais conhecimento sobre a origem dos planetas

Embora este modelo explique parte dos côndrulos, outros com idades diferentes sugerem que Saturno e outros planetas também influenciaram sua formação. A descoberta abre caminho para novas pesquisas sobre a história e evolução do Sistema Solar.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports em 25 de agosto.

Atmosfera de Júpiter
Simulações mostram que Júpiter acelerou colisões de rochas, criando os misteriosos côndrulos (Imagem: Artsiom P / Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.