Estudo: Wegovy vai melhor que Mounjaro na proteção do coração

Wegovy, que usa semaglutida como princípio ativo, registrou menos casos graves que a tirzepatida, presente em outras canetas emagrecedoras
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 31/08/2025 04h01, atualizada em 01/09/2025 12h56
wegovy
Imagem: S Becker/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo da Novo Nordisk, farmacêutica responsável pelo Ozempic e Wegovy, revelou que o Wegovy reduziu o risco de infartos, AVCs e mortes em 57% em relação à tirzepatida, princípio ativo de outras canetas emagrecedoras disponíveis no mercado.

O trabalho levou em conta dados de pessoas reais que fizeram o tratamento com o medicamento. Os resultados foram apresentados neste domingo (31) no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Madrid, na Espanha.

Logotipo publicitário da Novo Nordisk na fachada do prédio, gigante farmacêutico dinamarquês de saúde Novo Nordisk AS, produção de medicamentos inovadores, tratamento da obesidade Ozempic,
Novo Nordisk detém as patentes do Wegovy e Ozempic (Imagem: Kittyfly/Shutterstock)

Wegovy reduz risco de casos fatais

O estudo foi realizado a partir de dados do banco norte-americano Komodo Research, de pessoas com 45 anos ou mais que iniciaram o tratamento com Wegovy 2,4 mg ou tirzepatida a partir de 13 de maio de 2022. Os pacientes foram divididos em grupos de 10.625 participantes com características em comum, para facilitar a comparação.

O trabalho registrou 15 eventos cardiovasculares no grupo do Wegovy (0,1%), contra 39 eventos no grupo da tirzepatida (0,4%). Isso representa uma redução de 29% no risco desses eventos cardiovasculares, independentemente de pausas no tratamento.

em casos graves, como infarto, AVC e morte (cardiovascular ou por outras causas), a redução foi de 57% em pessoas que fizeram o tratamento contínuo, em comparação com o outro princípio ativo.

Wegovy é utilizado para controle e perda de peso (Imagem: MillaF/Shutterstock)

Semaglutida traz benefícios cardiovasculares

O Wegovy e o Ozempic, ambos da Novo Nordisk, usam o princípio ativo semaglutida. A tirzepatida está presente em canetas emagrecedoras de outras marcas. Falaremos sobre a diferença entre elas abaixo.

Segundo Ludovic Helfgott, vicepresidente executivo e líder de Estratégia de Produto & Portfólio da farmacêutica, o estudo mostra que a semaglutida traz benefícios cardiovasculares comprovados às pessoas que vivem com diabetes ou obesidade.

Já Marília Fonseca, endocrinologista e diretora da área médica da Novo Nordisk no Brasil, destaca que o tratamento com Wegovy vai além do emagrecimento, e também mostra o potencial do medicamento na proteção cardiovascular.

Canetas Ozempic enroladas em fitinha métrica usada para checar perda ou ganho de peso
São cinco canetas emagrecedoras aprovadas no Brasil, incluindo dois medicamentos da Novo Nordisk e dois brasileiros (Imagem: Alones/Shutterstock)

Leia mais:

Wevogy, Olire, Ozempic e Mounjaro: qual a diferença entre as canetas para emagrecer?

São vários, como princípio ativo, farmacêutica responsável, dosagem e tempo de uso, e resultados.

Entenda a diferença entre a semaglutida, do Wegovy, e a tirzepatida, analisada no estudo:

  • Semaglutida: substância que age no receptor GLP-1 no intestino, promovendo a saciedade e controlando a glicemia. Ozempic e Wegovy usam esse princípio ativo;
  • Tirzepatida: substância que atua em dois receptores intestinais, GLP-1 e GIP. Essa combinação proporciona um efeito mais robusto, especialmente indicado para pacientes com obesidade diagnosticada ou diabetes tipo 2. É o princípio ativo do Mounjaro.

Você pode conferir as diferenças entre todos os medicamentos mencionados, em detalhes, neste link – incluindo para quais casos cada um deles é recomendado e os efeitos.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.