Conhecido como “padroeiro da internet”, o beato Carlo Acutis será canonizado no próximo domingo (7) na primeira cerimônia de canonização do papado de Leão XIV. Inicialmente, o evento ocorreria em 27 de abril, mas foi suspenso após a morte do Papa Francisco. Acutis será o 1º santo da geração millennial, segundo o Vaticano.
O milagre que abriu caminho para sua canonização foi a cura da jovem Valéria Valverde, da Costa Rica, após um acidente de bicicleta, em Florença, na Itália. Ela foi curada dias após sua mãe rezar na tumba de Acutis em Assis, na Itália. O milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco em maio de 2024.
Antes disso, em 2020, ele foi beatificado por um milagre realizado em solo brasileiro, o do menino sul-mato-grossense Matheus Vianna. O jovem sofria de uma doença congênita no pâncreas e, segundo o Vaticano, foi curado sem explicação científica ao tocar uma relíquia de Carlo na Capela de Nossa Senhora Aparecida, em 2013, em Campo Grande (MS).

Um santo para a juventude
Carlo Acutis nasceu em Londres, mas cresceu em uma família rica em Milão, Itália. Ele gostava de videogames e de criar sites na internet, mas também era apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora, segundo o Vaticano. “Sua vida, desde muito cedo, foi um testemunho de vivência da fé católica.” Aos sete anos, fez sua primeira comunhão e, desde então, assistia à missa todos os dias. Também rezava o rosário diariamente e frequentemente doava roupas e alimentos aos mais vulneráveis.
Ganhou o apelido de “padroeiro da internet” após criar um site dedicado a mostrar os milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e as aparições marianas aprovadas pela Igreja. Ele foi descrito pela Igreja Católica como “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal.” Acutis morreu por complicações de leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006.

Leia Mais:
- O que pensa o Papa Leão XIV sobre IA e o futuro da tecnologia?
- Qual a população do Vaticano, o menor país do mundo?
- Veja filmes para relembrar (e exaltar) a vida do papa Francisco
Celebrações no Brasil
Em São Paulo, a chamada Festa da Canonização terá início nesta terça-feira (2), com a pré-estreia de “Carlo Acutis, o Filme”, no Teatro Ítalo Brasileiro. O filme é baseado no relato de Rajesh Mohur, ex-mordomo da família Acutis, que se converteu ao catolicismo inspirado pelo exemplo de vida do jovem. A produção também teve acesso a objetos pessoais de Carlo e entrevistas com pessoas próximas ao beato.
Após a exibição do filme, será aberta a Exposição Carlo Acutis, que permanecerá até o dia 7. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, acontece ainda o Tríduo da Canonização, com a celebração de missas solenes, barracas com comidas italianas e shows católicos.

No domingo, haverá a transmissão da solenidade de canonização, presidida pelo Papa Leão XIV, diretamente do Vaticano, às 5h (horário de Brasília). Às 10h, haverá missa solene, celebrada por Dom José Negri, bispo da Diocese de Santo Amaro, na Paróquia Universitária que passará a se chamar São Carlo Acutis.
Em Campo Grande, a Paróquia São Sebastião terá missas, um quiz sobre a vida de Acutis, vigília e outras atividades ao longo de toda a semana em homenagem ao futuro santo. Os fiéis poderão acompanhar a transmissão da cerimônia com um café da manhã também a partir das 5h.