Alibaba: novo chip de IA faz ações da empresa chinesa dispararem

Os investidores se mostraram animados com a novidade, bem como com os resultados financeiros positivos do Alibaba no segundo trimestre
Alessandro Di Lorenzo01/09/2025 12h02
alibaba-1-1920x1080
Imagem: testing/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os investidores estão bastante otimistas com o futuro do Alibaba Group. As ações da gigante chinesa registraram uma valorização de mais de 19% nesta segunda-feira (1º), atingindo a maior cotação desde março deste ano.

A reação do mercado financeiro foi provocada pelos bons resultados trimestrais da empresa. Além disso, há bastante empolgação após a divulgação de detalhes sobre um novo chip de inteligência artificial que está sendo desenvolvido pela companhia.

Logo do grupo Alibaba em um smartphone com uma bandeira da China ao fundo
Ações da empresa chinesa atingiram maior patamar desde março (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Lucro líquido da empresa ficou acima do esperado

  • Os resultados financeiros do Alibaba revelaram que a receita da chinesa no segundo trimestre deste ano atingiram a marca de US$ 34,73 bilhões (mais de R$ 188 bilhões).
  • O resultado representou um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Já o lucro líquido teve um aumento anual de 78%.
  • A principal responsável pelos bons números foi a unidade de computação em nuvem da empresa chinesa.
  • Este segmento registrou um aumento de receita de 26% em comparação com o mesmo período de 2024, confirmando o movimento de crescimento acelerado do setor.
  • As informações são da CNBC.

Leia mais

Alibaba anunciou desenvolvimento de novo chip de IA (Imagem: hxdbzxy/Shutterstock)

Investimentos em IA

O aumento dos investimentos do Alibaba no setor de inteligência artificial também tem animado os investidores. A receita de produtos relacionados à IA manteve o crescimento de três dígitos pelo oitavo trimestre consecutivo, segundo a empresa.

Isso já seria suficiente para empolgar o mercado, mas a chinesa fez mais. No mesmo dia em que divulgou os resultados financeiros, a companhia informou que está desenvolvendo um novo chip de IA focado na inferência, processo pelo qual modelos de aprendizado de máquina treinados avaliam e analisam novos dados para tomar decisões ou fazer previsões.

inteligencia artificial
Empresa tem aumentado os investimentos no setor de IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Diferentemente do que acontece com empresas como a Nvidia, o Alibaba não venderá seu chip para clientes externos. Em vez disso, os clientes poderão alugar o poder de computação da gigante chinesa, abrindo uma nova possibilidade de lucro. A companhia não informou quando o dispositivo será oficialmente lançado.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: