Smart vai lançar novo veículo elétrico compacto para duas pessoas

Modelo será construído com base em uma arquitetura proprietária totalmente nova desenvolvida pela equipe interna da marca
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 03/09/2025 01h19, atualizada em 03/09/2025 02h19
smart compacto
Nova linha terá design da Mercedes-Benz (Imagem: Divulgação/Smart)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Smart confirmou que vai lançar, no final de 2026, um novo veículo urbano de dois lugares totalmente elétrico. O anúncio acontece 27 anos depois do lançamento do Fortwo, que marcou o início do mercado automobilístico de ultracompactos.

Com design da Mercedes-Benz, o smart #2 será construído com base em uma arquitetura proprietária totalmente nova desenvolvida pela equipe interna da companhia. Ele será lançado ao lados do smarts #1, #3 e #5 — todos SUV — reforçando a ideia de que a marca se apresenta em muitas formas.

smart compacto
Novo veículo urbano de dois lugares será totalmente elétrico (Imagem: Divulgação/Smart)

“O novo modelo totalmente elétrico integrará soluções tecnológicas conscientes, ao mesmo tempo em que desenvolverá as características únicas que fizeram do smart fortwo original um ícone urbano”, diz a empresa em um comunicado.

Trabalho pela frente

  • Atualmente, o smart #2 está em fase final de design e desenvolvimento;
  • O veículo será lançado na China, Europa e outros mercados globais selecionados. A produção também será feita na China, já que a marca é propriedade conjunta da Mercedes-Benz e da gigante automotiva chinesa Geely desde 2019;
  • “Desenvolver um veículo ultracompacto com uma arquitetura totalmente elétrica é muito mais complexo do que criar um carro maior. Mas agora estamos prontos. É o momento perfeito para reinventar nosso icônico carro urbano”, disse Tong Xiangbei, CEO global da montadora;
  • Lançado em 1998, o modelo original de dois lugares media menos de 2,7 metros de comprimento e chegou a receber uma versão elétrica em 2007, mas saiu de linha em 2024. Ao longo dos anos, a Smart vendeu dois milhões de unidades do Fortwo. A baixa autonomia prejudicou a nota do veículo nos rankings de elétricos, segundo o site New Atlas.

smart compacto
Produção do novo modelo será realizada na China (Imagem: Divulgação/Smart)

“Há 27 anos, o primeiro smart fortwo conquistou o mundo, tornando-se um ícone tanto para a marca quanto para a indústria. Nosso carro urbano original se destacou como uma solução para a mobilidade urbana e um símbolo da cultura urbana. Com o novo smart #2, respondemos ao entusiasmo do mercado. O smart de dois lugares renasce”, afirmou Mandy Zhang, CMO Global da smart.

Leia mais:

Será que o novo smart vem para o Brasil?

A smart tem entrado gradualmente no mercado da América Latina desde que fechou uma parceria com a Inchcape, distribuidora automotiva global e distribuidora geral da Mercedes-Benz na região. Até agora, a marca lançou os modelos smart #1 e #3 na Colômbia, Chile, Uruguai e Equador

O smart #1 é um SUV urbano compacto premium, enquanto o smart #3, um SUV cupê, representa uma interpretação mais esportiva da mesma estética — são os primeiros membros da nova geração de veículos totalmente elétricos da empresa. Quem sabe o retorno da Geely ao Brasil neste ano não dê uma forcinha para a chegada do ultracompacto.

smart #3 smart #1
Marca lançou os modelos #1 e #3 em quatro países da América Latina (Imagem: Divulgação/Smart)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.