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As principais redes sociais da China — incluindo WeChat, Douyin, Weibo e RedNote (Xiaohongshu) — começaram a aplicar rótulos em conteúdos gerados por inteligência artificial, em conformidade com uma lei que entrou em vigor nesta semana. As informações são do South China Morning Post
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Os marcadores aparecem em textos, imagens, áudios e vídeos, e também devem ser incluídos nos metadados por meio de marcas d’água.

Rótulos de IA
- O WeChat informou que os usuários devem aplicar os rótulos de forma proativa e estão proibidos de removê-los ou adulterá-los.
- O Douyin incentivou a rotulagem em todas as postagens que incluam material gerado por IA, ressaltando que consegue identificar a origem do conteúdo pelos metadados.
- Já o Weibo incluiu a opção de denunciar publicações sem rótulo que deveriam ter a marcação.
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Regulação e impacto global
A lei foi elaborada por quatro agências chinesas, incluindo a Administração do Ciberespaço da China (CAC), o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o Ministério da Segurança Pública e a Administração Nacional de Rádio e Televisão.
Em abril, a CAC já havia lançado uma campanha de três meses para supervisionar aplicativos e serviços de IA. O objetivo é aumentar a transparência e ajudar usuários a diferenciar conteúdos autênticos de materiais manipulados ou falsos.
Iniciativas semelhantes começam a surgir também no Ocidente: algumas empresas de tecnologia já oferecem identificadores em suas ferramentas de IA, e os novos Google Pixel 10 são os primeiros smartphones a integrar credenciais de autenticidade C2PA diretamente no aplicativo da câmera.
