WordPress testa (mais uma) IA para aprimorar criação de sites

Plataforma quer facilitar a geração de blocos modulares de texto, imagens e colunas a partir de prompts da nova ferramenta Telex
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 03/09/2025 03h20
wordpress site
Testes iniciais mostraram que ferramenta ainda depende de trabalhos manuais para execução correta (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ferramentas de inteligência artificial (IA) podem acelerar (e muito) a criação de um site para um negócio ou como portfólio. E o WordPress está na corrida para tentar surfar nessa onda. O cofundador da plataforma, Matt Mullenweg, apresentou, recentemente, a nova ferramenta de IA em testes pela empresa, chamada Telex, durante a conferência WordCamp US 2025.

A ideia é que os usuários possam criar blocos modulares de texto, imagens, colunas, entre outros, que compõem um site WordPress, segundo o site TechCrunch. O recurso é rotulado como “experimental” em seu próprio domínio telex.automattic.ai.

wordpress telex
IA vai ajudar a criar blocos modulares de texto, imagens, colunas em sites (Imagem: Reprodução)

Basta digitar um prompt indicando o tipo de bloco de conteúdo que se deseja criar. A IA retornará com um arquivo .zip que pode ser instalado como um plug-in em um site WordPress ou no WordPress Playground. Apesar da aparente facilidade, a ferramenta exigiu trabalhos adicionais para executar comandos corretamente nos testes iniciais.

“Quando pensamos em publicação democratizada, como algo que está embutido nisso, é essencial à missão do WordPress, que tem pegado coisas que eram difíceis de fazer, que exigiam conhecimento de programação ou qualquer outra coisa, e tornou-as acessíveis de uma forma radicalmente aberta, em todas as línguas, a baixo custo, de código aberto”, disse Mullenweg.

Parceria com a Perplexity

  • No mesmo evento, Mullenweg ressaltou a parceria do WordPress com a Perplexity AI. Desde o ano passado, conteúdos da plataforma estão incluídos na variedade de respostas disponibilizadas na seção “Continue Explorando” da Perplexity nas páginas do Discover;
  • “Isso significa que seus artigos serão incluídos no índice de busca e poderão ser exibidos como uma resposta no mecanismo de respostas e no feed do Discover. Se o seu site for referenciado em um resultado de busca da Perplexity em que a empresa obtém receita de publicidade, você terá direito à participação nos lucros”, explicou o comunicado;
  • O chatbot, aliás, não tem passado por seus melhores dias após se envolver em polêmicas sobre uso indevido de artigos jornalísticos protegidos por direitos autorais;
  • Recentemente, os maiores conglomerados de mídia do Japão processaram a Perplexity por utilizar informações de reportagens para distribuição em massa em suas respostas.

wordpress perplexity
Chatbot da Perplexity usa WordPress como fonte para respostas (Imagem: Reprodução)

Leia mais:

WordPress: IA por todos os lados

No WordPress, a inclusão de recursos de IA não é exatamente uma novidade, já que a plataforma lançou a opção de usar prompts para criar sites no início do ano. A empresa reconheceu, no entanto, que a tecnologia não suporta comandos complexos exigidos por e-commerces, por exemplo. 

Como informou o Olhar Digital, as novas ferramentas focam em blogs e portfólios, por exemplo. O ideal é fornecer o maior número possível de informações no prompt para que a IA execute o trabalho sozinha. Depois, o usuário pode fazer as alterações manualmente, se assim desejar.

wordpress IA
Ferramenta ajuda empreendedores a ganhar tempo na construção de site (Imagem: Reprodução/Wordpress)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.