7 maiores túneis do mundo e por que foram criados na China, Austrália e mais

De montanhas a metrópoles, cada um desses túneis tem impacto direto na mobilidade, na economia e no cotidiano das pessoas.
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Wagner Edwards 04/09/2025 05h20
Túnel de Lærdal
Túnel de Lærdal / Crédito: Gunnar Lotsberg (Wikimedia)
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Quando se fala em grandes obras da engenharia, poucos projetos impressionam tanto quanto os maiores túneis do mundo. Seja para atravessar montanhas, ligar regiões separadas por barreiras naturais ou facilitar o fluxo de veículos em áreas densamente povoadas, esses corredores subterrâneos transformaram a mobilidade e a economia de diversos países. 

Abaixo, listamos os sete maiores túneis rodoviários do planeta, destacando a localização, suas dimensões e os motivos de sua construção.

Túnel de Lærdal – Noruega

Túnel de Lærda
Túnel de Lærdal / Crédito: Svein-Magne Tunli (obra própria)

Localizado em Vestland, na Noruega, é o mais longo tunel do mundo, com 24,51 km de extensão. Ele conecta as cidades de Lærdal e Aurland pela rodovia E16. Sua construção ocorreu entre 1995 e 2000, e não possui cobrança de pedágio. 

O túnel recebe em média 2.050 veículos por dia e possui 9 metros de largura, inclinação de até 2,5% e velocidade máxima permitida de 80 km/h. Além de oferecer praticidade e melhorar a mobilidade, a obra teve como objetivo reduzir o isolamento das comunidades do oeste do país. 

Para aumentar a segurança e o conforto dos motoristas, o túnel inclui áreas com iluminação especial, projetadas para evitar a fadiga durante a travessia.

WestConnex – Austrália

tunel WestConnex
WestConnex / Crédito: WestConnex (divulgação)

O WestConnex, em Sydney, no estado de Nova Gales do Sul, é o maior projeto rodoviário da Austrália, com 33 km de autoestradas, dos quais 22 km são túneis, ligando Homebush a Kingsgrove e atravessando bairros densamente povoados. 

Sua inauguração ocorreu em fases entre 2016 e 2023. O custo inicial foi de cerca de  A$ 10 bilhões e ultrapassou os A$ 45 bilhões ao longo do projeto.

Criado para aliviar o trânsito de Sydney, o WestConnex também se tornou alvo de intenso debate político e social, recebendo críticas de moradores e ambientalistas devido aos impactos urbanos e aos altos pedágios. Ainda assim, a obra é considerada fundamental para a modernização da infraestrutura da cidade.

Yamate Tunnel – Japão

Yamate Tunnel
Yamate Tunnel / Crédito: Wikimedia

O Yamate Tunnel, fica em Tóquio, é o maior do Japão, com 18,2 km de extensão, fazendo parte da rota circular C2 do Shuto Expressway. Sua construção se estendeu de 1992 a 2015 e resultou em uma estrutura composta por dois tubos, cada um com duas pistas, totalizando quatro faixas de tráfego. 

Situado a cerca de 30 metros de profundidade, o túnel possui limite de velocidade de 60 km/h e pedágios que variam entre ¥530 e ¥930 para carros. 

Originalmente planejado como uma via elevada nos anos 1970, o projeto foi convertido em túnel nos anos 1990 após protestos ambientais. Hoje ele é essencial para o tráfego metropolitano de Tóquio, ao combinar eficiência viária com menor impacto urbano.

Zhongnanshan Tunnel – China

Zhongnanshan Tunnel /
Zhongnanshan Tunnel / Crédito: Liuxingy (Wikimedia)

Localizado nas Montanhas Qinling, na província de Shaanxi, Zhongnanshan Tunnel é um dos maiores da China, com 18,04 km de extensão. Parte da expressway G65, ele conecta as cidades de Xi’an e Shangluo, facilitando o transporte em uma região antes limitada pelas barreiras naturais do maciço montanhoso. 

Sua construção ocorreu entre 2002 e 2007 e resultou em dois túneis paralelos. Cada um deles tem duas faixas de tráfego, com limite de velocidade de 80 km/h.

A altitude varia entre 896 m e 1.026 m, o que reforça a complexidade da obra, projetada para integrar o norte e o sul do país e melhorar significativamente a mobilidade na região.

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Jinpingshan Tunnel – China

Jinpingshan Tunnel
Jinpingshan Tunnel / Crédito: Wikimedia

Próximo à Represa Jinping, na província de Sichuan, o Jinpingshan Tunnel possui 17,5 km de extensão. Construído para garantir acesso direto à represa e às usinas hidrelétricas da região, o túnel tem circulação restrita a veículos autorizados, não sendo aberto ao tráfego comum. 

Mais do que sua grandiosidade, ele se destaca por integrar um complexo de obras energéticas de enorme relevância. Ele conecta à barragem mais alta do planeta e fundamental para a geração de energia na China.

Gotthard Road Tunnel – Suíça

Gotthard Road Tunnel
Gotthard Road Tunnel / Crédito: Grzegorz Święch (Wikimedia)

Em pleno Alpes Suíços, o Gotthard Road conecta as cidades de Göschenen, a Airolo, passando sob o Passo de São Gotardo. Com 16,9 km de extensão, sua construção ocorreu entre 1970 e 1980, resultando em um único tubo bidirecional com duas faixas de tráfego. 

O limite de velocidade é de 80 km/h, e cerca de 17 mil veículos utilizam o túnel diariamente. Quando foi inaugurado, em 1980, era o maior túnel rodoviário do mundo. 

Atualmente, mantém-se como uma infraestrutura essencial para o transporte entre o norte e o sul da Suíça, garantindo passagem segura mesmo durante os períodos em que o passo alpino permanece fechado pelo rigoroso inverno.

Tiantaishan Tunnel – China

Tiantaishan-Tunnel
Tiantaishan-Tunnel / Crédito: wikimédia

Com 15,56 km de extensão, esse gigantesco tunel fica na província de Shaanxi, na Chin. Ele integra a Baoping Expressway, que se destaca pelo uso de tecnologia de ponta. 

Com estrutura de dupla galeria e seis faixas de tráfego, foi construído em condições extremas, enfrentando frio intenso e uma geologia complexa. Entre suas inovações, conta com um sistema inteligente de controle de iluminação, que garante maior eficiência e segurança para os motoristas. 

Além de cumprir sua função viária, o Tiantaishan demonstra ser um exemplo de supertúnel moderno, e reflete o investimento da China em inovação e na melhoria da infraestrutura.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.