O X anunciou a ampliação do acesso ao XChat, seu recurso de mensagens diretas criptografadas de ponta a ponta. A funcionalidade, que estava em fase beta desde maio, agora, está disponível para um número maior de usuários, incluindo aqueles que não assinam o X Premium.

O XChat funciona de forma separada da caixa de entrada tradicional de mensagens diretas. Entre os recursos oferecidos estão suporte para envio de mídias, criação de grupos, fixação de mensagens e a possibilidade de marcar conteúdos como lidos ou não lidos. Há rumores de que um modo de mensagens que desaparecem também esteja em desenvolvimento, segundo o TechCrunch.
Como usar o XChat
Para utilizar o XChat, os usuários precisam ativar a função manualmente.
- No desktop, a ferramenta aparece para alguns usuários na aba de mensagens, dentro do menu que traz a opção “Chat” acima de “Solicitações de mensagens”;
- Já no aplicativo móvel, o acesso ao XChat está disponível na barra principal de navegação à esquerda, logo acima da seção “Comunidades”;
- Antes de começar a usar, é necessário configurar um código de quatro dígitos para proteger as conversas, em um sistema semelhante ao de outras plataformas criptografadas, como o Signal. Só após essa configuração é possível trocar mensagens com outros usuários que também tenham optado por ativar o recurso.

Apesar da expansão, o XChat ainda não substitui completamente o sistema tradicional de mensagens diretas. Essas continuam disponíveis e são exibidas sob a aba identificada como “não criptografadas” dentro do menu de chat.
Leia mais:
- X (Twitter): como ver minhas sessões ativas e sair delas
- X: como se proteger contra invasões hackers
- Como evitar que o X use seus posts para treinar IA

Um dos bugs mais irritantes no X parece ter sido resolvido
O X (Twitter) pode ter se tornado uma plataforma polêmica e controversa desde que foi para as mãos de Elon Musk, mas um dos problemas que os usuários julgaram como um dos mais irritantes já existia bem antes do bilionário adquirir a rede social. E agora, ao que tudo indica, o problema foi corrigido.
Depois de quase duas décadas de reclamações, o chefe de produto da plataforma anunciou que está sendo lançada uma correção para o problema clássico: quando você começa a ler algo no topo do feed, e de repente a página recarrega sozinha, fazendo o conteúdo desaparecer para sempre.
Insatisfação crescente dos usuários
Na rede social, um usuário voltou a criticar a falha recentemente, pedindo para o chefe de produto da plataforma, Nikita Bier, tomar alguma providência.
Bier respondeu dizendo que a falha já foi corrigida — segundo ele, tratava-se de um “bug” e não de uma escolha da empresa.
Bug do X já foi visto em outras redes sociais
Leia a reportagem completa aqui