Tesla libera aplicativo Robotáxi para todos os usuários de iPhone nos EUA

Serviço pode chegar ao público geral, mas, no momento, só é possível entrar em uma lista de espera por uma corrida
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 05/09/2025 19h58
tesla
Imagem: Taner Muhlis Karaguzel/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla abriu ao público seu aplicativo Robotáxi, que já pode ser baixado por qualquer usuário de iPhone nos EUA. Até então restrito a um grupo seleto de clientes e VIPs, o serviço agora permite que qualquer interessado se inscreva em uma lista de espera para futuras corridas.

A novidade chega após a empresa ampliar sua operação em Austin, no Texas, aumentando a área de cobertura e adicionando mais veículos à frota.

Apesar disso, ainda não está claro quando os inscritos poderão de fato solicitar uma corrida, se o serviço chegará a cidades como São Francisco ou qual é o tamanho atual da frota. Em agosto, a Tesla informou apenas que aumentou o número de carros em 50%.

Usuários já podem baixar o app e entrar em lista de espera do serviço, que antes estava restrito a convidados – Imagem: Tesla

Aplicativo também chega ao Android em breve

  • A empresa também anunciou que usuários de Android terão acesso a um aplicativo próprio nos próximos meses.
  • A expansão mostra que a Tesla está acelerando seus planos, mas ainda mantém cautela sobre números e resultados.
  • Na prática, o Robotáxi funciona como uma demonstração em larga escala da tecnologia de direção autônoma (FSD), e não como um táxi 100% independente.

Leia mais:

Logo da Tesla em um painel
Aplicativo já está disponível para iPhone, mas serviço ainda funciona como teste e depende de motoristas de segurança (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Supervisão direto no volante

A empresa, inclusive, reposicionou seu supervisor de segurança – um funcionário capaz de assumir o controle em emergências – para o volante, especialmente agora que os testes incluem rodovias e trechos de maior velocidade.

Enquanto isso, concorrentes como a Waymo já operam mais de 2.000 veículos totalmente autônomos em seis grandes regiões dos EUA, sem necessidade de motorista humano.

Foto de Elon Musk acima do logo da Tesla
Tesla acelera planos de transporte autônomo, enquanto rivais como Waymo seguem na frente com frota 100% sem motoristas (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.