No dia 7 de setembro de 2025, um eclipse lunar total tomará conta do céu. Mas será que o Brasil vai conseguir ver o espetáculo? Desta vez, a resposta pode decepcionar – mas já existe previsão de quando o fenômeno poderá ser observado novamente por aqui.
Entenda tudo sobre a Lua de Sangue, quais regiões terão os melhores pontos de observação e como acompanhar a transmissão ao vivo do Olhar Digital.
O eclipse lunar total será visto do Brasil?
Na noite de 7 de setembro, um eclipse lunar total promete embelezar o céu em diversas partes do mundo.
Enquanto muita gente prepara telescópios e transmissões ao vivo para acompanhar o fenômeno, no Brasil resta apenas a curiosidade: será que teremos a chance de observar esse espetáculo a olho nu por aqui? A resposta, infelizmente, é não. O eclipse será visível principalmente no hemisfério oriental, passando longe do território brasileiro.

O eclipse lunar total ocorrerá quando a Terra se posicionar entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra diretamente sobre a superfície lunar.
Isso faz com que nosso satélite natual fique temporariamente escurecido, adquirindo uma coloração avermelhada característica, assim mostrando o resultado da dispersão da luz solar na atmosfera terrestre.
No entanto, para que seja possível observar esse fenômeno, é preciso estar em um ponto do planeta onde a Lua esteja acima do horizonte no momento do eclipse.
Leia mais:
- Saturno acompanha “Lua de Sangue” durante o eclipse
- Eclipse lunar mais longo do ano acontece no fim de semana
- O eclipse lunar na visão das antigas civilizações
De de acordo com o calendário astronômico, o evento será plenamente visível em regiões da Ásia, Rússia, Austrália e leste da África. Algumas áreas do Oriente Médio e da África Central também terão uma visão parcial.
Já no Brasil, o eclipse acontecerá durante o período diurno, o que impede completamente a observação direta do fenômeno, mesmo com equipamentos astronômicos.
Apesar disso, quem estiver no Brasil e quiser acompanhar o evento poderá recorrer a transmissões ao vivo feitas por observatórios ou plataformas digitais. Aqui no Olhar Digital, por exemplo, você vai poder curtir a cobertura do eclipse em tempo real a partir das 14h (horário de Brasíia).
Para quem deseja testemunhar um eclipse lunar total sem precisar sair do país, será preciso esperar até março de 2026, quando um novo evento do tipo deverá ser visível em território brasileiro.