5 dicas para identificar vídeos criados por IA

Confira a lista com dicas importantes que vão ajudá-lo a notar quando um conteúdo não for verídico
Por Matheus Chaves, editado por Wagner Edwards 05/09/2025 07h20
Video-criado-por-IA-1920x1080
Pessoa assistindo a um vídeo no notebook - Imagem: Chay_Tee/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial (IA) e a presença do recurso de criação de vídeos por meio de muitas plataformas com essa tecnologia, é cada vez mais comum surgirem vídeos falsos com informações que podem gerar desinformação e até mesmo fraudes e golpes. 

Por exemplo, recentemente, circulou nas redes um vídeo fake no qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece criticando em português o julgamento do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Além disso, no conteúdo, ele ameaçava os ministros com sanções mais duras. 

Esse tipo de conteúdo tem grande potencial de propagar desinformação rapidamente entre as pessoas. Além disso, há golpistas utilizando o recurso para confundir usuários e aplicar golpes financeiros. Por isso, é muito importante saber identificar quando um vídeo é criado ou mesmo adulterado por meio de uma IA.

Como identificar vídeos criados por IA?

Vídeos
Ilustração de uma pessoa criando um vídeo – Imagem: Digineer Station/Shutterstock

Apesar do realismo cada vez mais aprimorado proporcionado pelo recurso, há pequenos sinais que mostram que um determinado vídeo não é autêntico. Para ajudar você a perceber quando um vídeo é criado por IA, o Olhar Digital elaborou uma lista com 5 dicas essenciais que vão ajudá-lo na identificação desse tipo de produção.

1. Veja detalhes referentes a humanos

Apesar de estar produzindo vídeos cada vez mais realistas, a IA ainda apresenta dificuldade para imitar com naturalidade um humano. Preste muita atenção nos lábios da pessoa enquanto ela fala, pois geralmente conteúdos de IA não apresentam uma movimentação sincronizada com o áudio. Repare também nas expressões faciais e entonação, pois elas podem parecer robóticas. 

IA
Ilustração sobre a tecnologia de inteligência artificial – Imagem: Iurii Motov/Shutterstock

Visualmente, repare também na textura da pele da pessoa que aparece no vídeo. Produções de IA geralmente criam seres humanos com uma pele muito perfeita, sem poros ou outros detalhes naturais.

2. Observe as cores e a saturação do vídeo

Tonalidades muito intensas, saturadas e vibrantes podem ser sinal de uma criação de IA, pois foge das características naturais. Veja as sombras, a tonalidade da pele e a iluminação. Caso sejam coisas exageradas ou que pareçam artificiais, provavelmente é falso. 

3. Veja se o vídeo desperta alguma “estranheza” para você

Você assistiu a um vídeo e notou que há alguma coisa lhe incomodando? A pessoa presente no conteúdo aparece com um olhar vazio, postura que soa antinatural, além de outros sinais que despertam a sensação de artificialidade? Desconfie, pois pode ser um vídeo criado por IA.

Leia mais:

4. Confira se há marcas d’água no vídeo

Isso não é uma regra nem obrigação, mas algumas ferramentas de IA colocam uma marca d’água nas imagens.

Veo Google IA
Veo Google IA – Imagem: Reprodução/Google

Se você utilizar uma ferramenta de IA do Google para criar um vídeo, por exemplo, ao baixá-lo verá a palavra “Veo” escrita no canto inferior direito. Caso note algo assim em algum conteúdo, saiba que ele foi criado por inteligência artificial. 

5. Pesquise para encontrar o conteúdo original em fontes confiáveis

A checagem é uma das maneiras mais eficazes de perceber se um determinado vídeo é real. Então, ao assistir a um conteúdo, pesquise sobre o tema por meio do Google ou em sites de sua confiança e veja se encontra algo mencionado na produção audiovisual a que você assistiu. 

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.