Cientistas criam método para transformar calor de data centers em eletricidade

Tecnologia híbrida usa energia solar para transformar calor desperdiçado em eletricidade barata e sustentável
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 05/09/2025 06h10
data center
Imagem: IR Stone/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Rice University, nos Estados Unidos, desenvolveram um método que pode aumentar em 60% a 80% a eletricidade recuperada do calor residual de data centers, reduzindo custos e ampliando a eficiência energética.

O estudo é relevante, já que esses centros consomem centenas de terawatts-hora por ano – consumo que cresce com a expansão da IA e da computação em nuvem. A pesquisa foi publicada na revista Solar Energy.

Corredor de um data center
Pesquisa mostra que calor de data centers pode virar fonte de energia limpa (Imagem: Alexander Limbach/Shutterstock)

Como funciona a tecnologia

  • O sistema é baseado em um ciclo Rankine orgânico (ORC) híbrido, impulsionado por energia solar térmica.
  • A inovação está em usar coletores solares para pré-aquecer o líquido refrigerante dos data centers, aumentando sua temperatura antes de entrar no ORC.
  • Esse “impacto solar” eleva a eficiência da conversão do calor em eletricidade sem aumentar a demanda de energia elétrica.
  • Nos testes de modelagem, o ganho foi expressivo: 60% mais eletricidade recuperada em Ashburn (Virgínia) e 80% em Los Angeles, com redução de até 16,5% no custo da energia recuperada.

Leia mais:

data center
Inovação promete cortar custos e gerar mais energia em data centers (Imagem: Caureem/Shutterstock)

Alinhado à refrigeração moderna

Outro destaque é que o sistema funciona bem com a refrigeração líquida, cada vez mais usada em data centers, mas que normalmente dificulta a recuperação de calor. “O que a indústria considera um ponto fraco se torna um ponto forte quando se adiciona energia solar”, explicou o pesquisador Kashif Liaqat.

Os cientistas planejam testar a tecnologia em locais reais e explorar formas de armazenamento térmico, garantindo eficiência também após o pôr do sol. Para a professora Laura Schaefer, a inovação é uma nova ferramenta para a sustentabilidade digital:

“Há um rio invisível de ar quente fluindo dos data centers. Nossa pergunta era: podemos elevar esse calor a uma temperatura mais alta com a luz solar e convertê-lo em eletricidade? A resposta é sim – e de forma economicamente viável.”

data center
Solução proposta em estudo pode ser alternativa sustentável para lidar com a demanda energética cada vez maior dos data centers – Imagem: Morozov Alexey/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.