A Basílica de São Pedro, no Vaticano, ganhou um adorno temporário para a primeira missa de canonização conduzida pelo papa Leão XIV, no próximo domingo (7). A imagem de Carlo Acutis foi pendurada na fachada do edifício em preparação ao evento que vai tornar o beato ítalo-britânico no primeiro “santo millennial”.
O Vaticano também vai lançar selos, carimbos e pastas para celebrar a canonização. Os produtos vão estampar uma foto do jovem sorrindo com uma mochila nas costas enquanto estava em uma excursão ao Monte Subasio, na Itália. Os itens estarão disponíveis nos correios da praça de São Pedro e em agências dos Correios do Vaticano.

Além de Acutis, o jovem italiano Pier Giorgio Frassati também será canonizado por Leão XIV. O ativista católico ajudou diversas famílias necessitadas, com doação de alimentos, roupas, lenha, carvão, móveis, gastando todo o dinheiro que sua família lhe dava. Ele morreu de meningite fulminante, aos 24 anos, em 1925.
“Que setembro seja um mês de oração pelas crianças e jovens que voltam às aulas e por aqueles que cuidam da sua educação. Peçam por eles, pela intercessão dos Beatos, e em breve Santos, Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, o dom de uma fé profunda em seu caminho de amadurecimento”, disse o papa Leão XIV na última missa dominical.
Padroeiro da internet a ser canonizado no Vaticano
- Acutis ganhou o apelido de “padroeiro da internet” após criar um site para documentar e divulgar milagres eucarísticos;
- Aos 11 anos, ele pediu aos pais que o acompanhassem em viagens pelo mundo para coletar o material que seria consolidado ao longo de quatro anos antes do lançamento de seu site;
- Ele morreu aos 15 anos por complicações de leucemia, em 2006;
- “Carlo era uma criança comum, como as outras, brincava, tinha amigos e ia à escola. Mas sua qualidade extraordinária foi o fato de que abriu a porta do coração para Jesus. Ele usou essa habilidade para espalhar a boa notícia, o Evangelho. Ele queria ajudar as pessoas a terem mais fé, a entender que existe uma vida após esta, que somos peregrinos neste mundo”, disse mãe de Acutis, Antonia Salzano, à Reuters.

Leia mais:
- Este pode ser o verdadeiro local do primeiro milagre de Jesus
- Papa inaugura centro de treinamento ecológico aberto ao público na Itália; veja o que sabemos
- Ciência pode explicar milagre bíblico da multiplicação dos peixes
Os milagres de Acutis
A canonização de Acutis será possível graças a um milagre atribuído a ele pela sobrevivência da jovem Valéria Valverde, da Costa Rica, após um acidente de bicicleta. Ela teria sido curada dias após sua mãe rezar na tumba de Acutis em Assis (Itália).
Já a beatificação ocorreu após um milagre realizado em solo brasileiro, a cura do menino Matheus Vianna, em Campo Grande (MS), em 2013. A chamada Capela do Milagre tem realizado uma série de eventos em homenagem à canonização nesta semana, incluindo um quiz sobre a vida do jovem.
O famoso pulôver azul de Acutis, considerado uma relíquia, foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros até a Paróquia São Sebastião na noite da última segunda-feira (1), marcando a abertura oficial da programação. Mais de mil pessoas participaram da celebração.
