Como a IA está transformando a relação entre torcedores e clubes de futebol no Brasil

Inteligência artificial permite personalizar o contato com os sócios, além de reduzir filas e o tempo de espera para compra de ingressos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 06/09/2025 06h18
torcida-futebol-1-1920x1080
Imagem: Master1305/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência artificial tem conquistado espaço nas mais diversas áreas. E não é diferente quando o assunto é futebol. A ferramenta já está ajudando a melhorar a experiência dos torcedores, bem como a interação do público com os clubes.

O uso da tecnologia permite, entre outras coisas, personalizar o contato com os sócios, além de reduzir filas e o tempo de espera para compra de ingressos. Confira a seguir alguns exemplos de como a IA está transformando o esporte preferido dos brasileiros.

Tecnologia promete aproximar ainda mais os torcedores dos clubes (Imagem: Shutterstock/Piotr Piatrouski)

IA facilita a vida dos torcedores

A Somos Young é uma empresa do setor educacional que expandiu suas operações para o futebol em 2022. Ela já atua junto a clubes brasileiros e internacionais, oferecendo soluções que combinam inteligência artificial, automação e análise de dados.

Aplicamos inteligência artificial, automação e dados para garantir respostas rápidas, atendimento personalizado e uma relação contínua entre clube e torcedor, não apenas nos dias de jogo, mas em todos os momentos. Além disso, os painéis de gestão e acompanhamento próximo da equipe de inteligência permitem uma visão analítica da relação entre sócio e clube, o que gera insights para o programa de sócio torcedor de forma estratégica. Esse tipo de conexão é essencial para fidelizar e engajar uma nova geração de fãs.

Sara Carsalade, cofundadora e responsável pelo segmento de esportes da Somos Young
inteligencia artificial
Ferramenta ajuda a criar um contato personalizado com os fãs (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Para os clubes, esse processo representa ganhos em receita e previsibilidade financeira. Por outro lado, garante a construção de um relacionamento mais próximo com os torcedores, especialmente os mais jovens, garantindo que a paixão pelo esporte siga viva nas próximas gerações.

Um dos clubes que utilizam os serviços da Somos Young é o Santos. No ano passado, apesar de disputar a Série B do campeonato brasileiro, o Peixe registrou um faturamento de R$ 20,9 milhões, 42% a mais em relação a 2023. Um dos principais destaques foi o uso da automação para garantir novas associações: 89% delas foram realizadas sem nenhuma participação humana.

Leia mais

Jogador de futebol com pé em cima de bola enquanto outro jogador está ao seu lado
Tecnologia deve ganhar ainda mais espaço no esporte (Imagem: divulgação/CBF)

Assistente virtual MarIA

  • Outro exemplo do uso da IA no futebol é o Sport.
  • O clube pernambucano apresentou a assistente virtual MarIA.
  • Disponível no WhatsApp, a ferramenta oferece informações e serviços como atualização cadastral, cadastro de biometria facial e consulta de planos.
  • A ideia é que a tecnologia seja utilizada para pagamentos e até compra de ingressos no futuro.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.