A Volkswagen vai apresentar o novo conceito do SUV elétrico ID. CROSS durante o IAA Mobility, o Salão de Munique, que acontece entre 8 e 14 de setembro. Esse é o quarto carro conceito compacto eletrificado da montadora alemã, que se tornou a maior fornecedora de carros elétricos na Europa. A estreia no mercado global está prevista para 2026.
O projeto do novo design partiu de ícones da Volkswagen, como o Golf e a Kombi. No evento, o modelo será apresentado na cor verde Urban Jungle, que, segundo a empresa, reflete uma nova linguagem da marca, promovendo um visual amigável.
“Chamamos nossa nova linguagem de design de ‘Pure Positive’. Ela se baseia em três pilares: estabilidade, simpatia e um ‘ingrediente secreto’, digamos assim. Ela caracterizará todos os novos carros da Volkswagen no futuro”, explica Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen.

O ID. CROSS faz parte de uma campanha global do grupo Brand Group Core, da qual faz parte a Volkswagen, para lançar novos modelos no segmento de entrada da mobilidade elétrica. A ação também inclui o D.2 all, o ID. GTI Concept (baseado no ID.2 all) e o ID. EVERY1.
Tecnologia de ponta
O ID. CROSS Concept apresenta um sistema de propulsão de última geração, recém desenvolvido. Dois módulos centrais compõem esse sistema: o motor elétrico com eletrônica de potência integrada ao sistema do eixo dianteiro, e a bateria de alta voltagem posicionada de forma plana no piso tipo sanduíche.
O motor elétrico do carro conceito gera uma potência de 211 cv (155 kW) e movimenta as rodas dianteiras. A autonomia estimada é de até 420 km. Para ciclistas e fãs de motorhomes compactos, o engate traseiro suporta uma carga de até 75 kg – suficiente para transportar duas bicicletas elétricas. O peso máximo de reboque é de até 1.200 kg (com freio, em inclinação de 8%).
A matriz modular de propulsão elétrica é baseada na tecnologia MEB, que, aliás, receberá uma nova geração de software a partir do próximo ano. Esse desenvolvimento adicional traz funções de segmentos de veículos superiores, como o Travel Assist aprimorado. É também a chave técnica para oferecer veículos elétricos, como a versão de produção do ID. CROSS Concept e o novo ID. Polo, com características de produto acima da média a preços acessíveis, segundo a empresa.

Leia Mais:
- Volkswagen vai lançar carro elétrico “acessível”
- Você pagaria? Volkswagen cobra para liberar potência de carros elétricos
- Vendas de carros elétricos crescem e Volkswagen ‘domina’ Europa
Por dentro do ID. CROSS
O SUV conceito tem um tamanho semelhante ao do atual VW T‑Cross europeu, com 1,83 metros de largura e 1,58 metros de altura. No entanto, o conjunto de rodas e pneus do carro conceito são maiores: os designers desenvolveram uma roda de liga leve de 21 polegadas, chamada Balboa, especificamente para o ID. CROSS.
O interior do veículo foi pensado para uso não apenas na cidade, mas também para viagens longas, com volume de porta-malas acima da média, de 450 litros. Um compartimento adicional (25 litros) sob o capô oferece ainda mais espaço para as bagagens.

No cockpit, as duas telas centrais têm 11 polegadas, enquanto a tela para entretenimento tem 13 polegadas — todas elas comandadas por voz. E o volante multifuncional com controle por botões foi completamente redesenhado.
A Volkswagen diz que o modelo foi projetado como um “oásis de bem-estar”: as superfícies são revestidas de tecido e os assentos podem ser rebatidos para criar uma área de descanso no estilo da Kombi. O tom escolhido foi Vanilla Chai, que combina com modos pré-configurados de luz, som e clima e plantas projetadas nas telas no console central.