Google critica proposta do DOJ que mudaria o mercado de anúncios

O DOJ quer que o Google desmembre negócios de publicidade para aumentar transparência, acabar com monopólios e proteger editores online
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 08/09/2025 21h37
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(Imagem: Primakov/Shutterstock)
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O Google está prestes a tomar um duro golpe em seus negócios. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) recomendou que a empresa desmembre parte de seus negócios em publicidade. Em resposta, a gigante de tecnologia afirma que isso “apenas aceleraria” um processo que está em andamento e que iria decretar o fim da web aberta, segundo o The Verge.

Embora a empresa não precise vender produtos como Android e Chrome, não poderá mais manter acordos de exclusividade, como o que tem com a Apple, e precisará compartilhar dados de busca com concorrentes.

Ícones do Google, Chrome e Android em tela inicial de um iPhone
Decisão do DOJ mexe com o monopólio do Google, mesmo não obrigando a empresa a vender o Android e o Chrome. Crédito: Koshiro K/Shutterstock

Modelo proposto pode prejudicar quem depende do Google?

O DOJ quer que o Google venda seu AdX, um serviço de troca de anúncios, e possivelmente seu servidor de anúncios para editores. O objetivo é evitar monopólios e conflitos de interesse, tornando os leilões de anúncios mais justos e transparentes.

Atualmente, o Google pode influenciar seus próprios leilões de anúncios, o que levanta preocupações sobre concorrência e prejudica editores que dependem dessa receita.

Entenda o que o DOJ está pedindo:

  • Desmembrar parte dos negócios de publicidade do Google.
  • Venda do AdX (ad exchange) e possivelmente do servidor de anúncios para editores.
  • Proibição de acordos de exclusividade, como o existente com a Apple.
  • Compartilhamento de dados de busca com concorrentes.
  • Tornar os leilões de anúncios mais transparentes e competitivos.
Ao fundo, o logo do Google; à frente o logo da Apple em smartphone
Um dos pontos da decisão do DOJ afeta contratos de exclusividade do Google, como o feito com a Apple. Crédito: daily_creativity/Shutterstock

Em resposta, a gigante de tecnologia, questiona a proposta do DOJ, alegando que ela ignora transformações recentes no mercado de publicidade online. A empresa destaca que a inteligência artificial já está remodelando o setor, novos formatos de anúncios, como TV conectada e mídia de varejo, estão em rápido crescimento, e os anúncios gráficos tradicionais na web aberta estão em declínio.

Para o Google, forçar mudanças por decisão judicial poderia prejudicar ainda mais os editores que dependem da receita proveniente desses anúncios.

Google seria obrigado a divulgar o código de seus leilões de anúncios

Logo do Google em um smartphone
Se aprovadas, essas medidas poderiam criar um ambiente mais competitivo e justo no mercado de publicidade digital. Crédito: PJ McDonnell/Shutterstock

Apesar das críticas do Google, vários editores relatam queda no tráfego após mudanças no algoritmo de busca e a popularização de chatbots de IA. Se a decisão do tribunal for aprovada, segundo o artigo no site Android Headlines, o Google seria obrigado a abrir o código de seus leilões de anúncios, garantindo maior transparência, além de perder acesso privilegiado a dados de editores e compradores.

Essas medidas poderiam criar um ambiente mais competitivo e justo no mercado de publicidade digital.

Leia mais:

É nesse ponto que o Google afirma que a web aberta está em declínio. Em nota enviada ao The Verge, a porta-voz do Google, Jackie Berté, afirma que “estamos nos referindo à ‘publicidade display na web aberta’ e não à web como um todo”.

Estamos apontando o óbvio: os investimentos em publicidade na web não aberta, como TV conectada e mídia de varejo, estão crescendo às custas daqueles que investem em publicidade display na web aberta.

Jackie Berté, porta-voz do Google, em nota ao The Verge.

A empresa atribui parte dessa mudança ao crescimento da IA, mas reforça que ainda envia bilhões de cliques diariamente para os sites, mantendo um papel significativo na distribuição de tráfego online.

Aguarde para cenas dos próximos capítulos…

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.