Novo rival do ChatGPT? Apple corre para lançar buscador com IA na nova Siri

Equipe “Answers, Knowledge and Information” da Apple pode lançar produto de busca com IA antes do que se esperava, segundo a Bloomberg
Pedro Spadoni08/09/2025 10h14
Logo da Siri em um smartphone
(Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O buscador com inteligência artificial (IA) da Apple pode estrear antes do esperado, segundo a edição mais recente da newsletter Power On, de Mark Gurman, na Bloomberg.

Em agosto, Gurman revelou em sua newsletter que a empresa tinha criado uma equipe chamada “Answers, Knowledge and Information” (“Respostas, Conhecimento e Informação”, em tradução livre) para desenvolver um novo produto de busca com IA.

Nova Siri deve trazer nova busca com IA da Apple

“A Apple aproveitou a oportunidade para reconstruir a assistente [Siri] e criar um novo produto de busca – internamente apelidado de World Knowledge Answers (WKA) – para competir com serviços como o Perplexity e o ChatGPT da OpenAI”, escreve Gurman.

Pessoa escrevendo solicitação para a Siri num iPhone 16 com Apple Intelligence ativada
Apple reconstruiu a Siri e teria desenvolvido um buscador com IA, segundo analista da Bloomberg (Imagem: Apple/YouTube)

Segundo ele, o recurso está previsto para março de 2026, como parte da nova Siri. E pode futuramente chegar ao navegador Safari e à busca Spotlight.

Michael Burkhardt, do site 9to5Mac, observa que, se esse cronograma se confirmar, março será um prazo impressionante para um produto que aparentemente começou a ser desenvolvido há poucos meses.

Decisão sobre modelos de IA ainda em aberto

Enquanto isso, a Apple mantém testes internos para decidir se a próxima geração da Siri usará grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) próprios ou de fornecedores como Google, Anthropic e OpenAI.

“Apesar dos problemas enfrentados pelo Siri dentro do projeto Apple Intelligence, a Apple parece determinada a marcar presença no campo da IA generativa”, avalia Burkhardt.

Leia mais:

Apple estaria preparando mudança na bateria dos novos iPhones

O movimento em direção à IA acontece em paralelo ao lançamento do iPhone 17, previsto para esta semana. A nova linha deve ter quatro versões e trazer mudanças significativas na capacidade de bateria em comparação ao iPhone 16.

Novos smartphones da Apple podem ter bateria mais duradoura (Imagem: Wachiwit/Shutterstock)

Segundo informações do leaker “ShrimpApplePro”, os modelos 17 Pro e 17 Pro Max podem ter até 18,6% e 8,6% a mais de bateria, respectivamente. Já o iPhone 17 Air terá design mais leve, mas com perda de capacidade em relação ao 16 Plus.

Além disso, o ProMotion, antes restrito aos modelos Pro, deve estar presente em toda a linha. O recurso ajusta a taxa de atualização (frames por segundo) da tela para melhorar desempenho e economia de energia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.