Nem carro, nem moto: você pode dirigir esse triciclo elétrico sem capacete

Startup alemã XYTE Mobility aposta em triciclo elétrico que combina agilidade de moto e proteção de carro (pequeno)
Pedro Spadoni09/09/2025 11h44
Montagem mostrando triciclo elétrico XYTE One na diagonal numa calçada na Europa
(Imagem: Divulgação/XYTE Mobility)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A mobilidade urbana passa por transformações rápidas. E scooters elétricos têm ganhado espaço nesse cenário. Agora, uma startup alemã chamada XYTE Mobility lançou o XYTE One, veículo de três rodas que promete unir a praticidade de uma moto e a segurança de um carro pequeno.

O detalhe que mais chama a atenção é que ele pode ser dirigido sem capacete. Isso graças a uma cabine que protege o condutor. Para pilotar, basta ter habilitação de carro na categoria B – pelo menos, na União Europeia.

O XYTE One estreou no evento IAA Mobility, em Munique (Alemanha), na segunda-feira (08). Para as primeiras 500 unidades, a marca ofereceu um preço promocional: €13.008 (cerca de R$ 77 mil, em conversão direta). A pré-venda está aberta.

XYTE One oferece praticidade para o dia a dia

O triciclo elétrico da XYTE Mobility é equipado com um motor elétrico de 25 cavalos de potência e torque de 55 Nm. A velocidade máxima fica em torno de 99 km/h, suficiente para deslocamentos em cidades e rodovias sem muito fluxo.

Montagem mostrando parte da frente do triciclo elétrico XYTE One
Além do design diferente, o triciclo elétrico aposta em soluções simples que fazem diferença na rotina (Imagem: Divulgação/XYTE Mobility)

A bateria tem 7,6 kWh e garante até 112 km de autonomia. A recarga de 20% a 80% pode ser feita em pouco mais de duas horas, desde que haja um carregador compatível.

Além do design diferente, o scooter elétrico aposta em soluções simples para impactar a rotina. Por exemplo: o modelo traz um porta-malas de 72 litros, espaço suficiente para carregar compras ou até uma mochila grande. Outra facilidade é a marcha à ré, que ajuda em manobras em vagas apertadas.

O assento baixo de 630 milímetros e o raio de giro curto também tornam o One confortável e fácil de conduzir, mesmo em ruas estreitas, segundo a marca.

Segurança e tecnologia de bordo

Para garantir mais estabilidade, o XYTE One tem três rodas, freios ABS de três canais com discos de 240 mm em cada roda e suspensão de duplo braço triangular. Já o peso total do triciclo é de 206 kg.

Montagem mostrando parte de dentro da cabine do triciclo elétrico XYTE One
Cabine do XYTE One traz uma tela de dez polegadas sensível ao toque (Imagem: Divulgação/XYTE Mobility)

Na cabine, o triciclo elétrico tem tela de dez polegadas sensível ao toque, conectividade LTE e aplicativo para monitoramento remoto e navegação. A iluminação é toda em LED, o que já é padrão entre veículos elétricos mais modernos.

Leia mais:

Concorrência com a BMW

A BMW, que já havia lançado scooters com teto nos anos 2000, voltou a apostar nesse conceito recentemente com o Vision CE. O protótipo elétrico também promete ser dirigível sem capacete. 

Mas, enquanto a moto da BMW ainda está na fase de conceito, o XYTE One já pode ser comprado. Por enquanto, as vendas estão restritas a cidades como Barcelona, Paris, Roma, Milão, Madri e Munique, onde fica a sede da fabricante.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.