Imagem espetacular do eclipse lunar total de 7 de setembro de 2025 registrada a bordo da Estação Espacial Internacional. Crédito: Jonny Kim/NASA/Reprodução X
Conforme noticiado (e transmitido ao vivo) pelo Olhar Digital, no último domingo (7) aconteceu um eclipse lunar total. O evento foi fotografado por pessoas de diversas partes da Terra – e fora dela também.
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) puderam registrar imagens incríveis do fenômeno (e sem que nenhuma nuvem pudesse atrapalhar a observação do espetáculo).
Sobre o eclipse lunar total:
Embora a visibilidade não tenha sido comprometida por nenhuma condição meteorológica adversa, os astronautas enfrentaram outros problemas, como Zena Cardman, da NASA, explicou em uma publicação no X.
“É um desafio observar a Lua aqui em cima – não temos janelas voltadas para cima, então só podemos vê-la por alguns minutos entre o nascer e o pôr do sol antes que ela desapareça acima da ISS ou abaixo do horizonte”, escreveu a astronauta, acrescentando que lidar com a luz de baixo ângulo refletida através do vidro da cúpula de vários painéis foi uma complicação a mais.
Mesmo assim, ela conseguiu capturar o eclipse, assim como seus colegas Jonny Kim, também da NASA, e Kimiya Yui, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). Os três compartilharam seus registros na internet na segunda-feira (8).
“Tivemos apenas pequenas janelas de tempo para vislumbrar a Lua antes que ela fosse obstruída por partes da estação”, relatou Kim.
Leia mais:
Kimiya revelou que, depois de assistirem ao eclipse a partir do módulo russo do laboratório orbital, os astronautas iriam se deliciar com comida japonesa.
Recentemente, a tripulação da ISS preparou um “sushi espacial” com ingredientes comuns do estoque de suprimentos, como arroz, carne suína enlatada, peixe, biscoitos e condimentos. Uma versão reuniu camarão com biscoitos de trigo, mantidos pelo peso do molho. Outra levava algas, arroz, atum e presunto cru, que ficaram presos graças à umidade e à tensão superficial, segundo a NASA. Para evitar que flutuassem, os pratos foram fixados à mesa com velcro.
A culinária japonesa foi introduzida no laboratório orbital pelo astronauta Soichi Noguchi em 2010, e desde então tem sido uma das refeições favoritas em todas as expedições – por isso, nada melhor para apreciar em uma noite tão especial quanto a da “Lua de Sangue”.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de setembro de 2025 20:04