Essas linhas são retas ou tortas? Nova ilusão de ótica ‘quebra’ a internet

Ilustração da artista americana Lesha Porche é de 2021, mas virou assunto nas redes sociais nas últimas semanas.
Bob Furuya10/09/2025 13h44
74047153-15080653-The_image_that_was_posted_on_Reddit_shows_grey_bricks_met_with_g-a-9_1757421360016-1-1920x1080
Imagem: Reprodução/Lesha Porche
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Da mesma série do vestido preto e azul ou branco e dourado, a internet nos brinda agora com uma nova ilusão de ótica que vem dividindo a opinião das pessoas.

A discussão da vez diz respeito a uma imagem que mostra uma grade de oito por oito quadrados cinzas separados por estreitas linhas verdes. No Reddit, a maioria afirma que as linhas são retas. Há, no entanto, quem garanta que as linhas são tortas. Mas quem tem razão nessa história?

Leia mais

Antes de dar a resposta, vale a pena falar sobre a figura em si. A imagem em questão não é nova – trata-se de uma ilustração criada pela artista americana Lesha Porche em 2021. A obra, no entanto, ficou bastante famosa nos últimos meses, após esse debate nas redes sociais.

Lesha Porche é professora de pintura e desenho, além de ser a chefe do Departamento de Artes e Humanidades na Northwest Florida State College (NWFSC), nos Estados Unidos. Ela possui graduação em Arquitetura e Design e mestrado em Arquitetura pela Universidade da Flórida. Seu trabalho artístico abrange desenho tradicional, multimídia, arte digital e, a partir de agora, polêmicas nas redes sociais.

Eu sei que você se lembra desse debate sobre o vestido preto e azul – Imagem: reprodução/Tumblr

Mas, afinal, as linhas são retas ou tortas?

  • As linhas são retas – e você consegue confirmar isso se olhar para cada uma delas fixamente.
  • Agora, se você olhar para a figura como um todo ou se ficar piscando, aí vai parecer que as linhas estão se mexendo mesmo.
  • Quem explica a ilusão ótica da vez é Jolyon Troscianko, ecologista visual da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
  • Em entrevista ao jornal Daily Mail, ele afirma que a ilustração consegue mexer com a nossa visão periférica.
  • A visão periférica é aquela que nos ajuda a enxergar coisas ao nosso lado sem que precisemos virar a cabeça.
  • De acordo com o especialista, a visão periférica constitui a maior parte do nosso campo visual.
  • Ela é bem maior que a nossa visão central, por exemplo.
  • E é justamente por isso que a imagem nos intriga tanto: pois mexe com uma parte relevante da nosso campo visual.
  • Lembrando que todas as ilusões de ótica só acontecem por causa de uma confusão de comunicação entre os nossos olhos e o nosso cérebro.
  • Os olhos até mandam a informação para o cérebro, mas, quando faltam algumas lacunas, o sistema nervoso tenta preenchê-las, levando a esses erros em questão.

A ilusão de ótica da vez

No caso dessa ilustração de 2021, o segredo da ilusão de ótica está no “recheio” dos 64 quadrados cinzas. Se você olhar de perto, vai perceber que cada um deles possui pequenas formas geométricas, de diferentes tons e tamanhos.

São essas pequenas formas que enganam o cérebro, fazendo com que ele pense que as linhas verdes são curvas em vez de retas.

Jolyon Troscianko utilizou um estudo de 2023 para ajudar a explicar. Nesse trabalho, ele desenvolveu um modelo de computador que imita a forma como a visão humana pode enxergar contrastes.

Ao olhar a mesma imagem com contraste podemos perceber alguns detalhes que antes estavam invisíveis – Imagem: Reprodução/Jolyon Troscianko

Ao colocar tudo em preto é branco, é possível ver que as pequenas figuras geométricas dos quadrados também formam algumas linhas quase invisíveis na imagem original. E são justamente elas que confundem o nosso cérebro – sobretudo nossa visão periférica.

Mais um caso resolvido! E que venham as próximas ilusões de ótica!

As informações são do Daily Mail.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.