Redes convergentes possibilitam uma educação mais inteligente. As universidades oferecem uma experiência de aprendizagem mais personalizada, adaptável e inclusiva, preparando todos os alunos para um mundo em rápida transformação.
O ensino superior está em um ponto de ruptura, onde um modelo de ensino, um estilo de aprendizagem para todos os alunos, um bloco de conhecimento, está se tornando menos sustentável. Em breve, a estrutura educacional tradicional definirá menos os caminhos de aprendizagem dos indivíduos.
Enquanto a ciência e a tecnologia avançam em ritmo alucinante, é necessário que as universidades e os centros de pesquisa se adaptem às realidades e interpretações do mundo em rápida mudança.
Para que esse ideal se torne realidade — onde os professores estão atualizados sobre os últimos avanços em ciência e tecnologia, e os alunos se tornam aprendizes sempre presentes — a adoção estratégica de tecnologia que permita esse alto nível de adaptabilidade é o passo fundamental.

Em outras palavras, a integração da tecnologia em todos os ambientes de aprendizagem contribui para adaptar o ritmo de um mundo em constante mudança, mantendo o conteúdo relevante para o mundo real e acompanhando os interesses e processos de aprendizagem dos alunos. Os alunos, por sua vez, internalizarão uma estratégia de aprendizagem ao longo da vida para acompanhar o conhecimento em constante mudança sobre o mundo.
As gerações mais jovens que ingressam no ensino superior têm um ponto de partida completamente diferente das gerações anteriores. Como nativos digitais, eles sempre tiveram a tecnologia totalmente integrada à maioria dos aspectos de suas vidas, então por que esperariam algo diferente em relação à sua experiência educacional?
Neste momento decisivo, a adoção de tecnologia é um investimento estratégico e necessário que atende a todos os alunos e acadêmicos e reduz as barreiras à promoção da inclusão.
Com tecnologias como computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT), big data e inteligência artificial (IA) implantadas em todo o mundo, a educação inteligente está destinada a prosperar. Universidades e outras instituições de ensino superior sabem que precisam aproveitar a oportunidade, mas fornecer uma rede inteligente que suporte essas tecnologias de informação e comunicação (TICs) de ponta, ao mesmo tempo que seja simples, flexível e fácil de gerenciar, não é uma tarefa fácil.
A solução Huawei Converged Campus Networks para o Ensino Superior fornece switches de campus, pontos de acesso AirEngine Wi-Fi 7 e produtos iMaster Network Cloud Engine (iMaster-NCE) que permitem um gerenciamento refinado com base na identidade do usuário e na cobertura sem fio, tudo dentro de um modelo de rede definida por software (SDN) que utiliza a tecnologia Virtual Extensible Local Area Network (VXLAN). Esta solução fornece largura de banda Gigabit para os dormitórios estudantis e velocidades de 10 Gbps para as salas de aula, para suportar todos os cenários.
Em termos simples, múltiplas redes que prestam serviços variados, como ensino, pesquisa e IoT, são integradas para construir uma rede unificada entre os campus universitários. Além de simplificada, é fácil de gerenciar e manter, e possui todos os elementos necessários para manter todo o campus seguro.
O ensino superior pode ser profundamente transformado e se adaptar a todos os desafios do futuro da educação. A tecnologia é o elemento capaz de criar uma experiência mais personalizada, acessível e atrativa para os alunos, além de criar as condições favoráveis para oferecer o melhor ensino possível.
O caminho para uma integração tecnológica eficaz envolve não apenas a adoção de novas ferramentas, mas também o fomento de uma cultura de melhoria contínua e inovação. Aproveitar essas oportunidades pode levar a um futuro mais promissor e inclusivo para estudantes, acadêmicos e pesquisadores.