Claude agora cria arquivos do Excel e PowerPoint – mas há um preço

Novo recurso permite gerar planilhas e apresentações, mas especialistas apontam risco de vazamento de dados via ataques de injeção de prompt
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 10/09/2025 18h43
claude
Imagem: Robert Way / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última terça-feira (09), a Anthropic apresentou um novo recurso para o assistente de IA Claude que permite gerar planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e outros documentos diretamente em conversas.

A novidade, chamada de “Criação e análise de arquivos atualizadas”, funciona de forma semelhante ao Code Interpreter do ChatGPT e já está disponível em prévia para usuários dos planos Max, Team e Enterprise, chegando aos assinantes Pro nas próximas semanas.

Ferramenta amplia capacidades do assistente de IA, porém pode expor informações confidenciais se explorada por ataques maliciosos (Imagem: Anthropic)

Anthropic admite risco

  • O recurso roda em um ambiente sandbox que dá a Claude acesso à internet para baixar pacotes e executar código, o que abre margem para vulnerabilidades.
  • A própria Anthropic alerta que a ferramenta “pode colocar os dados em risco”, já que agentes mal-intencionados podem explorar ataques de injeção de prompt para extrair informações confidenciais.
  • Embora a empresa afirme que não houve casos comprovados de vazamento em testes internos, recomenda que os usuários monitorem de perto as interações do Claude e interrompam atividades suspeitas – uma medida criticada por especialistas como Simon Willison, que consideram que a responsabilidade recai demais sobre o usuário.

Leia Mais:

Claude ganha criação de arquivos, mas pode ter falhas de segurança (Imagem: Anthropic)

Medidas de proteção

Para mitigar riscos, a Anthropic implementou classificadores contra injeções maliciosas, isolamento de sandbox para empresas, limitação de tempo de execução e bloqueio do compartilhamento público de chats com criação de arquivos.

Claude só pode acessar uma lista restrita de domínios (como Github e PyPI), e administradores corporativos podem decidir se habilitam ou não a função.

A empresa afirma manter testes contínuos de segurança e red-teaming, mas recomenda que cada organização avalie os riscos antes de liberar o recurso.

Celular com logotipo do Claude na tela na frente de tela maior exibindo letreiro no qual está escrito Anthropic
Novo recurso do Claude levanta alerta de segurança na Anthropic (Imagem: gguy/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.