A inteligência artificial já está presente nos mais diversos segmentos. Não é diferente na indústria automobilística. Diversas empresas já integraram a tecnologia aos seus modelos, mas ainda há espaço para mais.
A Qualcomm e o Google Cloud, por exemplo, anunciaram um acordo que visa ajudar as montadoras de veículos a oferecer experiências aprimoradas por meio da IA. A colaboração reúne o Automotive AI Agent, habilitado pelos modelos Gemini, com o conjunto de soluções Snapdragon® Digital Chassis™.

Foco nas capacidades da IA
O Automotive AI Agent do Google Cloud permite que as montadoras criem rapidamente agentes multimodais. Com a parceria com a Qualcomm, as empresas terão um conjunto de ferramentas para criar e fornecer experiências de IA personalizáveis.
A IA redefinirá fundamentalmente a capacidade da montadora de fornecer experiências dentro e ao redor do carro, tornando-o mais intuitivo, personalizado e útil para motoristas e passageiros. Por meio de nossa colaboração com a Qualcomm Technologies, estamos colocando as montadoras firmemente no comando. Essa colaboração oferece uma plataforma segura e de propriedade da marca que permite que as montadoras projetem companheiros avançados de IA capazes de recursos multimodais, multilíngues e multiintencionais.
Shiv Venkataraman, vice-presidente de IA aplicada do Google Cloud

O acordo também promete reduzir os tempos de desenvolvimento do sistema. A Qualcomm afirma que a indústria automotiva está à beira de uma grande transformação impulsionada por avanços em IA generativa e veículos definidos por software.
Nossa colaboração tecnológica com o Google Cloud é um marco significativo no desbloqueio de novas possibilidades para as montadoras, capacitando-as a criar experiências digitalmente avançadas e personalizadas para seus clientes. Estamos entusiasmados em combinar nossa liderança do setor em tecnologia automotiva para ajudar o amplo ecossistema a trazer novas experiências orientadas por IA para o mercado de forma mais rápida e eficaz.
Nakul Duggal, gerente geral do grupo, Automotive and Industrial & Embedded IoT, Qualcomm Technologies, Inc
Leia mais
- Carros da Tesla vão contar com IA chinesa; entenda o motivo
- Volvo será a primeira a integrar IA Gemini do Google em seus veículos
- BYD vai integrar IA da DeepSeek em todos os seus carros

Motoristas devem ter experiências cada vez mais personalizadas
- Esta não é a primeira parceria entre Google e Qualcomm no ramo automotivo.
- A colaboração das duas empresas começou em 2016 com a primeira experiência Android incorporada com tecnologia Snapdragon, lançando as bases para o infoentretenimento no carro.
- Desde então, foram incluídos sistemas de cockpit habilitados para IA com controle de voz e navegação integrados.
- Agora, as empresas prometem oferecer experiências de ponta para os motoristas.