A Tesla está avançando na expansão de seus serviços de transporte e agora mira os aeroportos da Califórnia. A empresa entrou em contato com os aeroportos de San Francisco, San Jose e Oakland para solicitar permissões que permitam operar um serviço de ride-hailing em cada local. As informações são do portal TechCrunch.
A iniciativa coincide com o início do serviço de transporte privado da Tesla na Califórnia, lançado em julho. No entanto, representantes de San Francisco e Oakland confirmaram que foram contatados, mas ainda não realizaram reuniões formais com a montadora. Já o aeroporto de San Jose informou que nenhuma solicitação oficial foi registrada, mas que a Tesla buscou informações sobre o processo de obtenção de permissões.
Atualmente, a Tesla ainda não possui autorizações para operar um serviço completo de ride-hailing, muito menos uma frota de robotaxis. O serviço limitado em operação é classificado como transporte charter e, em tese, não deveria envolver veículos autônomos. Apesar disso, vídeos divulgados mostram que os motoristas utilizam o sistema Full Self-Driving (FSD) Supervised, uma tecnologia de assistência avançada à condução que exige atenção constante do condutor.

Para expandir o serviço em larga escala na Califórnia, a empresa precisará de permissão da California Public Utilities Commission. Caso a frota seja composta por veículos totalmente autônomos, também será necessário obter aprovação do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV), que atualmente questiona a venda de carros da Tesla no estado devido a promessas consideradas excessivamente otimistas sobre a autonomia do sistema de direção.
Desafios dos aeroportos para novos serviços de transporte
Historicamente, aeroportos têm sido locais de grande disputa para empresas de mobilidade. Há cerca de dez anos, Uber e Lyft enfrentaram resistência ao tentar substituir taxis e serviços de limusine tradicionais. Hoje, o cenário começa a incluir veículos autônomos, que veem nos terminais aeroportuários uma oportunidade de negócios significativa.

Exemplos recentes incluem:
- Waymo opera há dois anos no Aeroporto Sky Harbor, em Phoenix, e recebeu recentemente autorização para o aeroporto de San Jose;
- O serviço de transporte para aeroportos representa uma grande fatia de passageiros, sendo o destino mais popular da Waymo em Phoenix;
- Tesla ainda está em fase de testes com sua rede de robotaxis em Austin, Texas, com cerca de 20 a 30 carros operando sob supervisão de motoristas;
- Texas exige menos transparência do que a Califórnia, dificultando a avaliação precisa dos testes, embora não haja registros de grandes acidentes.
O interesse da Tesla em aeroportos californianos reflete a busca por consolidar sua presença no setor de mobilidade urbana e ampliar gradualmente seu serviço de veículos autônomos, mesmo diante de desafios regulatórios e concorrência crescente.
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