Amazon entra na corrida dos óculos de realidade aumentada

Empresa lançará sua versão do produto para consumidores e também um modelo para entregadores com foco em navegação
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 10/09/2025 15h53
Fachada de prédio da Amazon
(Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon está desenvolvendo óculos de realidade aumentada (RA) voltados para consumidores, em um projeto que a colocaria em concorrência direta com a Meta, dona do Facebook.

De acordo com o The Information, o dispositivo, conhecido internamente pelo codinome “Jayhawk”, contará com microfones, alto-falantes, uma câmera e uma tela colorida em um dos olhos. A previsão é que chegue ao mercado no fim de 2026 ou início de 2027.

amazon
Projeto “Jayhawk” deve chegar em 2026 e coloca a gigante em disputa direta com os óculos da Meta (Imagem: HJBC/Shutterstock)

Versão para entregadores

  • Paralelamente, a Amazon avança em uma versão dos óculos voltada para entregadores.
  • Esse modelo foi pensado para oferecer navegação curva a curva em tempo real, exibida em uma pequena tela, otimizando rotas e paradas.
  • Segundo a reportagem, a produção inicial deve começar já no segundo trimestre de 2026, com cerca de 100 mil unidades planejadas.

Leia mais:

IA amazon
Modelos terão design sofisticado para usuários e versão prática para entregadores (Imagem: El editorial/Shutterstock)

Ambos os aparelhos compartilham a mesma base tecnológica, mas a versão para consumidores terá design mais leve e sofisticado, além de funcionalidades multimídia que a aproximam dos concorrentes no setor de óculos inteligentes.

Concorrência para a Meta

O projeto marca a entrada oficial da Amazon nesse mercado em expansão, hoje liderado pela Meta, que já vendeu milhões de unidades de seus Ray-Ban Meta, lançados em 2023. A empresa deve anunciar uma nova versão de seus óculos de RA na conferência Connect, reforçando a disputa.

A Meta também firmou parceria com a Oakley (EssilorLuxottica) para desenvolver modelos com tecnologia de inteligência artificial.

amazon
Amazon prepara seus primeiros óculos de realidade aumentada (Imagem: sockagphoto/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.