Nesta terça-feira (9), a Apple anunciou sua nova linha de smartphones com três versões, entre elas está o iPhone 17. O aparelho traz mudanças significativas em diferentes aspectos em relação ao modelo lançado em 2024, o iPhone 16. Mas será que essas melhorias são suficientes para você trocar o seu aparelho atual pelo lançamento da Apple?
Nas linhas a seguir, o Olhar Digital traz informações muito importantes sobre os dois dispositivos em um comparativo que vai ajudá-lo a decidir qual aparelho vale mais a pena no momento.
Veja o comparativo entre o iPhone 16 e o iPhone 17
Confira as principais especificações dos dois smartphones, com detalhes relacionados ao design, tela, câmeras, desempenho, memória, bateria, sistema operacional e preço.
Design e tela

Na parte visual os dois aparelhos são muito parecidos, pois contam com uma dupla de câmeras na parte traseira com uma moldura estreita e orientação vertical. Já em relação ao material de fabricação do dispositivo, houve um avanço, pois o iPhone 17 possui o Ceramic Shield 2, que tem como objetivo proporcionar três vezes mais resistência do que o Ceramic Shield presente no iPhone 16.
Ainda em relação à aparência, o iPhone 17 poderá ser encontrado em cinco cores: azul-névoa, branco, preto, lavanda e sálvia. Já o iPhone 16 está disponível nas tonalidades: preto, verde-acinzentado, rosa, ultramarino e branco.
Destaque também para a tela 6,3 polegadas do iPhone 17 e o brilho máximo de 3.000 nits, o que proporciona melhor visibilidade para o usuário mesmo com o dispositivo sob intensa luz solar.
Além disso, sua taxa de atualização é de 120 Hz, uma evolução em relação à geração passada que conta com 60 Hz. Essa especificação garante maior fluidez na hora de assistir conteúdos e utilizar o aparelho em diferentes atividades.
Já o iPhone 16 tem uma tela de 6,1 polegadas e o máximo de 2.000 nits de brilho. Apesar disso, os dois dispositivos contam com o display OLED, conhecido como Super Retina XDR, que segundo a Apple, “oferece contraste incrível, alto brilho e uma ampla gama de cores com padrão cinematográfico”.
Leia mais:
- Novo recurso vai fazer o iPhone 17 Pro virar câmera de cinema
- Apple lança iPhone 17 Air – o mais fino e com o chip mais poderoso
- iPhone 17 provocará ‘aposentadoria’ de alguns produtos da Apple
Câmera

O conjunto de câmeras do iPhone 16 entrega muita qualidade, já que a câmera principal possui 48 MP e a ultra wide 12 MP. Na parte frontal, o sensor possui 12 MP. As gravações de vídeo podem ser feitas em 4K Dolby Vision a 24 quadros por segundo (fps) ou em 4K HDR a 30 fps no Modo Cinema e em 1080p a 120 fps com o objetivo de utilizar a câmera lenta.
Já o iPhone 17 vem com três câmeras: a principal, a teleobjetiva 2x e a ultra-angular, todas com 48 megapixels (MP) de resolução para proporcionar fotografias incríveis. A câmera frontal traz a novidade do Center Stage, recurso que ajusta automaticamente o enquadramento da imagem em chamadas de vídeo.
Além disso, o sensor da parte da frente do aparelho agora possui 18 MP, permitindo selfies em modo paisagem ou retrato sem a necessidade de girar o dispositivo.
Vale destacar ainda a qualidade de gravação do novo dispositivo da Apple, pois ele grava em 4K Dolby Vision a 60 fps, além dos recursos como Cinematic Mode e Action Mode.
Bateria

Como de costume, a Apple não divulga a capacidade da bateria de seus aparelhos. Entretanto, o que se sabe é que esse componente no iPhone 17 apresenta maior duração de carga em relação ao iPhone 16.
Desempenho
Uma novidade importante no iPhone 17 é a implementação do chip N1, capaz de fazer com que o aparelho seja compatível com o Wi-Fi 7 e o Bluetooth 6, além de aprimorar o desempenho de funcionalidades como o AirDrop.
Já para a sua performance geral, o aparelho vem equipado com o novo chip Apple A19, de 3 nanômetros, cinco núcleos de GPU, seis núcleos de CPU e 16 núcleos Neural Engine para atividades relacionadas à inteligência artificial.

De acordo com a Apple, o novo chip entrega até 50% mais desempenho de CPU em relação ao A18, que foi produzido em um processo de 3 nanômetros. O A18, presente no iPhone 16, possui dois núcleos de desempenho e quatro de eficiência para proporcionar uma boa eficiência energética.
Armazenamento

O iPhone 16 pode ser encontrado com 128 GB, 256 GB e 512 GB, além da memória RAM de 8 GB.
Por outro lado, o iPhone 17 possui as opções com 256 GB e 512 GB de armazenamento interno. A Apple não deu detalhes em relação à memória RAM do dispositivo. Porém, especula-se que a sua capacidade seja de 12 GB.
Sistema operacional

O iPhone 16 sai de fábrica com o iOS 18, que tem como grande destaque a Apple Intelligence, Inteligência Artificial (IA) da empresa, sendo capaz de elaborar textos com o auxílio do ChatGPT, priorizar notificações importantes e outras funcionalidades. Vale destacar que o aparelho deve receber cerca de 5 atualizações ou mais.
O iPhone 17 já vem com o iOS 26 e interface Liquid Glass, proporcionando ferramentas de privacidade e novos recursos de tradução em tempo real. Ele ainda aprimora aplicativos nativos, como o Wallet e Mapas.
Preço
O iPhone 16 pode ser encontrado por R$ 4.599,01 em sua versão mais básica, com 128 GB. Já o iPhone 17 será comercializado no Brasil com preços a partir de R$ 7.999,00 na versão com 256 GB.
Qual vale mais a pena?
Como já esperado, o iPhone 17 traz melhorias na qualidade da tela, estrutura ainda mais reforçada, um conjunto de câmeras robusto e a bateria que apresenta maior durabilidade. Em relação ao armazenamento, ele tem uma opção a menos, mas provavelmente vem equipado com uma memória RAM de 12 GB, o que melhora ainda mais o desempenho que também é superior ao iPhone 16.
Vale destacar que o iPhone 17 chega ao Brasil no dia 17 de setembro. Além disso, apesar das vantagens do modelo recém-lançado, o iPhone 16 continua sendo um excelente dispositivo e uma ótima escolha, principalmente se você quer pagar mais barato por um celular topo de linha da Apple.
Sendo assim, se você deseja ter o que há de melhor em tecnologia, sem se preocupar em gastar mais, o iPhone 17 é uma excelente opção. Já se quer contar com um ótimo celular para realizar diversos tipos de tarefas também com alto desempenho, mas pagando menos, o iPhone 16 é a melhor alternativa.