Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock
Mais um efeito das mudanças climáticas foi identificado, desta vez no Alasca. Por lá, novas fotos tiradas por satélite da NASA revelaram um processo de derretimento glacial tão intenso que uma nova ilha surgiu.
Os cientistas explicam que este pedaço de terra estava totalmente congelado e conectado ao continente. Em função do aumento das temperaturas médias na região, no entanto, grande parte da geleira simplesmente desapareceu.
Leia mais
As mudanças podem ser identificadas em imagens publicadas nesta semana pela NASA. Elas revelam que, entre 2018 e 2025, o Lago Alsek cresceu de forma considerável como uma consequência direta do degelo na região.
Os pesquisadores explicam que, além do derretimento acelerado, o aumento médio das temperaturas no Alasca provoca o desprendimento de enormes pedaços de gelo. Essa é uma tendência que provavelmente continuará, alerta a agência espacial norte-americana.
Junto com as geleiras Yakutat e Grand Plateau, o derretimento de Alsek está resultando na formação de enormes lagos na região, Em comparação com apenas alguns anos antes, eles já possuem quase o dobro de tamanho, impactando todo o ecossistema daquela área.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de setembro de 2025 12:27