Cursos de inteligência artificial, dados, tecnologia e mais (Créditos: anyaberkut / iStock)
É indiscutível que a inteligência artificial é um dos principais temas da atualidade. De fato, já existem exemplos do uso desta ferramenta nas mais diferentes áreas, não sendo diferente quando o assunto é a educação.
No Brasil, a IA tem sido utilizada como ferramenta de aprendizado pela maioria dos jovens. A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pela Emy Education com mais de 500 estudantes da rede pública e privada.
De acordo com o estudo, nove em cada 10 jovens afirmaram que a IA já os ajudou a reduzir o estresse em períodos mais intensos de estudo. Os entrevistados perceberam este benefício principalmente em épocas de avaliações, provas e entregas de projetos, individuais ou em grupo.
A pesquisa ainda perguntou: “Qual o principal papel que a IA deve ter na aprendizagem de jovens?”. Para 86,8% dos jovens ouvidos, a tecnologia “deve ser uma ferramenta de apoio e respostas rápidas”. Outras respostas citadas foram “como um mentor personalizado” e “para automatizar tarefas repetitivas”.
Descobrimos que nos últimos 6 meses, quase 96% dos nossos entrevistados usaram inteligência artificial para aprender algo novo. Nossa pesquisa revela uma dimensão ainda pouco explorada no debate público. Basicamente, os jovens nativos digitais conseguem lidar com a IA sem preterir dos professores ou mesmo de outras mídias em seu processo de estudo.
José Messias Jr., CEO e fundador da Emy.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de setembro de 2025 14:10