Editar fotos sem abrir? Esse pode ser o futuro do Windows 11

Usuários poderão editar imagens ou resumir documentos sem precisar abrir o arquivo; novidade está disponível para Windows Insiders
Por Bruna Barone, editado por Lucas Soares 11/09/2025 08h53
windows 11
Usuários também podem ver quais aplicativos de terceiros usaram recentemente os modelos de IA da Microsoft (Imagem: rawf8/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está testando novas ferramentas de inteligência artificial que podem facilitar a interação com arquivos sem precisar abri-los. As novidades podem ser acessadas por integrantes do Windows Insiders que instalaram o Windows 11 Insider Preview Build 27938.

Os usuários poderão executar ações rápidas no Explorador de Arquivos, como editar imagens ou resumir documentos, apenas clicando com o botão direito no arquivo desejado. Um menu de conteúdo lista as opções disponíveis até agora.

“Assim como no Click to Do, as ações de IA no Explorador de Arquivos permitem que você mantenha o fluxo de trabalho enquanto aproveita o poder da IA ​​para aproveitar as ferramentas de edição em aplicativos ou a funcionalidade do Copilot sem precisar abrir o arquivo”, diz o comunicado.

windows 11 IA arquivo
Menu lista opções de edição sem necessidade de abrir o arquivo (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O que tem de novo?

  • Pesquisa Visual do Bing: permite pesquisar na web usando uma imagem em vez de texto. Encontre imagens e produtos semelhantes, obtenha detalhes sobre sites que usam a imagem e identifique pontos turísticos, plantas e rostos famosos;
  • Desfocar Fundo: abre o aplicativo Fotos, que encontra automaticamente o fundo da foto e, com um único clique, destaca instantaneamente o objeto e desfoca o fundo. Você também pode personalizar o efeito ajustando a Intensidade do Desfoque ou usar a Ferramenta Pincel para modificar as áreas que estão sendo desfocadas;
  • Apagar Objetos: com o Fotos, selecione ou destaque um elemento indesejado na sua foto e o Apagamento Generativo o faz desaparecer. Ele permite que você corrija e remova distrações das suas fotos;
  • Remover fundo: com o Paint, você pode alterar qualquer imagem automaticamente com apenas um clique, deixando um recorte suave do objeto. A remoção de fundo pode detectar o objeto em toda a tela ou usando a ferramenta de seleção;
  • Essas quatro ações de imagem atualmente suportam estes tipos de arquivo: .jpg, .jpeg e .png.
windows 11 IA arquivo
Agentes de IA ajudam a alterar configurações do computador (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Leia Mais:

Melhorias no navegador

Na nova versão, os usuários também podem ver quais aplicativos de terceiros usaram recentemente os modelos de IA generativa fornecidos pelo Windows acessando Configurações > Privacidade e segurança > Geração de texto e imagem.

“Esta página oferece visibilidade dos aplicativos específicos que utilizam os modelos de IA generativa fornecidos pelo Windows localmente e permite que você controle quais aplicativos têm permissão para usá-los, deixando você no controle da experiência de IA do seu dispositivo”, explica a empresa.

Em maio, a Microsoft revelou agentes de IA que executam tarefas de configurações a partir de prompts. Assim, é possível simplesmente descrever o que precisa de ajuda, como “como controlar meu PC por voz” ou “o ponteiro do meu mouse é muito pequeno”, e o agente recomendará as etapas corretas para resolver o problema.

windows 11 IA arquivo
Nova versão dá mais controle para usuário sobre modelos de IA (Imagem: Microsoft/Divulgação)

“Nós nos propusemos a resolver uma das frustrações mais comuns que ouvimos — encontrar e alterar configurações no seu PC — usando o poder dos agentes. Um agente usa a IA no dispositivo para entender sua intenção e, com sua permissão, automatizar e executar tarefas”, informou o comunicado.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.