Segurança e Privacidade

Investigação sobre uso de IA por crianças atinge Google, Meta e OpenAI

Sete empresas de tecnologia entraram na mira das autoridades dos Estados Unidos. A Federal Trade Commission (FTC) anunciou nesta quinta-feira (11) que quer saber se o uso de chatbots de inteligência artificial são seguros para crianças e adolescentes.

Dessa forma, pediu explicações para as companhias. Entre elas estão a Alphabet (dona do Google), Meta (responsável por Instagram, Facebook e WhatsApp), OpenAI (criadora do ChatGPT) e xAI (empresa de IA de Elon Musk).

Uso da ferramenta por crianças e adolescentes preocupa as autoridades (Imagem: AYO Production/Shutterstock)

Proteção dos menores em ambientes virtuais é uma prioridade da Casa Branca

A agência federal norte-americana disse que os chatbots de IA podem ser usados para simular comunicação semelhante à humana. Além disso, a ferramenta pode reproduzir relações intrapessoais com os usuários.

Por conta disso, é necessário entender quais medidas estão sendo adotadas para “avaliar a segurança desses chatbots ao atuar como companheiros” de menores de idade. Ainda de acordo com a FTC, proteger as crianças online é uma prioridade a Casa Branca.

Possíveis efeitos negativos da IA para crianças estão sendo avaliados (Imagem: ozrimoz/Shutterstock)

O órgão informou que está buscando informações sobre como as empresas monetizam conteúdos envolvendo este público, desenvolvem e aprovam personagens, entre outras questões. As empresas citadas não se manifestaram publicamente sobre a questão até o momento. As informações são da CNBC.

Leia mais

Tecnologia pode ser usada para simular comunicação semelhante à humana, o que pode gerar alguns riscos (Imagem: Burdun Iliya/Shutterstock)

Troca de mensagens inapropriadas foi identificada em IA da Meta

  • No mês passado, o senador Josh Hawley, R-Mo., anunciou uma investigação contra a Meta.
  • A medida foi adotada após acusações de que a empresa permitia que seus chatbots tivessem conversas românticas e sensuais com crianças.
  • Um documento interno da própria companhia identificou comportamentos inadequados da ferramenta durante o processo de desenvolvimento e treinamento do software.
  • Um dos exemplos citados aponta que o chatbot disse que “cada centímetro de você é uma obra-prima – um tesouro que eu aprecio profundamente” durante uma conversa com um menor de idade.
  • A Meta prontamente informou que fez mudanças em suas políticas de chatbot de IA.
  • Apesar disso, as autoridades dos EUA continuam preocupadas com os impactos do uso da ferramenta em crianças.

Esta post foi modificado pela última vez em 11 de setembro de 2025 21:40

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo