Imagem: Bi Zhao/Instituto de Geociências de Hubei
Uma descoberta impressionante foi feita a partir da análise de fósseis de dinossauro localizados no sítio arqueológico Qinglongshan, na Bacia de Yunyang, na China. Os pesquisadores encontraram cristais dentro de ovos.
De maneira inédita, os materiais foram datados por meio de carbonato de urânio-chumbo (U-Pb), o que revelou que eles têm aproximadamente 85 milhões de anos. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Frontiers in Earth Science.
Leia mais
Durante o processo de datação, os pesquisadores coletaram a amostra fóssil de um dos ovos, repleto de calcita, proveniente de um conjunto de 28 ovos incrustados em siltito contendo brecha. Dessa forma, a equipe descobriu que os ovos foram depositados há aproximadamente 85 milhões de anos.
Os cientistas explicam que, na era Turoniana (93,9 a 89,8 milhões de anos atrás), milhões de anos antes da deposição dos ovos encontrados, havia começado um resfriamento global. A queda de temperatura pode ter contribuído para a diminuição da diversidade de dinossauros, afetando a quantidade de ovos colocados por cada espécie pré-histórica no sítio arqueológico chinês.
O estudo aponta que as estruturas de poros dos dinossauros analisados podem representar adaptações evolutivas a essa mudança climática. Agora, a equipe pretende incluir amostras encontradas em diferentes camadas rochosas para construir uma linha do tempo da região.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de setembro de 2025 11:44