OpenAI quer diminuir participação da Microsoft em sua receita até o fim da década

Planejamento da OpenAI indica corte em repasses de receita para parceiros como a Microsoft; 20% do valor atual vai para a Microsoft
Daniel Junqueira14/09/2025 15h30
iPhone exibindo logomarca da OpenAI na tela colocado na frente de imagem da logomarca da Microsoft
(Imagem: Daniel Constante/Shutterstock)
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A OpenAI planeja diminuir a fatia de sua receita destinada a parceiros comerciais, principalmente a Microsoft, dos atuais 20% para cerca de 8% até o fim da década.

A diferença pode representar mais de US$ 50 bilhões adicionais, segundo o The Information, em receita que ficariam com a própria OpenAI. A reportagem não deixou claro se esse valor seria anual ou acumulado.

Microsoft e OpenAI negociam novos termos para parceria

Nem Microsoft, nem OpenAI responderam a pedidos de comentário feitos pela Reuters. De acordo com a publicação, as empresas estão em negociações para definir quanto a OpenAI terá de pagar pelo uso de servidores da Microsoft, ponto central na parceria que sustenta o funcionamento de modelos como o ChatGPT.

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Na quinta-feira (12), as companhias anunciaram um acordo preliminar, sem caráter vinculante, que abre caminho para que a OpenAI seja reestruturada como uma empresa com fins lucrativos.

O movimento pode alterar os termos da parceria estabelecida desde 2019, quando a Microsoft investiu bilhões de dólares no desenvolvimento da inteligência artificial da companhia.

Janelas dos sites da Microsoft e da OpenAI em cima de janela do ChatGPT em Mac
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Atualmente, segundo informações de um memorando de Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI, essa estrutura garante que a entidade receba mais de US$ 100 bilhões em recursos — aproximadamente 20% da avaliação de mercado de US$ 500 bilhões que a empresa busca junto a investidores privados.

Caso confirmada, a mudança consolidaria a operação sem fins lucrativos da OpenAI como uma das mais bem financiadas do mundo.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.