A Nissan está desenvolvendo um sistema que promete aliviar o trânsito e melhorar a segurança nas estradas, usando veículos equipados com o ProPILOT Assist e comunicação entre carros.
Chamado de Gerenciamento Cooperativo de Congestionamento (CCM), o programa coordena de forma inteligente a velocidade dos veículos para suavizar o tráfego e evitar as chamadas “ondas de para-e-anda”.
Segundo a montadora, simulações mostram que a tecnologia pode reduzir o tempo de viagem em até 18% e melhorar o consumo de combustível em até 42%.

Testes mostraram resultados animadores
- Nos testes realizados em 965 km na Interestadual 680, na Califórnia, os veículos com CCM registraram 85% menos freadas bruscas e 70% menos tempo parados no trânsito.
- O sistema usa um carro “sonda” para enviar dados de congestionamento aos demais veículos.
- Isso permite que eles ajustem a velocidade gradualmente e reduzam o risco de colisões traseiras.
Leia mais
- Saiba por que a fusão entre Honda e Nissan foi cancelada
- Não adianta frear antes: novo radar inteligente mede velocidade por trecho
- Fim do trânsito? A inteligência artificial promete dar uma forcinha

Próxima etapa do projeto
O projeto é uma parceria entre a Nissan, a Contra Costa Transportation Authority e a Universidade da Califórnia, Berkeley, com apoio do Departamento de Transportes dos EUA. A próxima fase vai analisar como motoristas comuns interagem com a tecnologia para torná-la mais intuitiva.
“Nosso objetivo é eliminar o desperdício do trânsito para-andar e tornar o deslocamento mais seguro e confortável”, disse Zvi Guter, líder do projeto.
