Starlink começa a semana com o pé esquerdo

Usuários do serviço de internet via satélite oferecido pela empresa de Elon Musk reclamam de instabilidade na rede
Alessandro Di Lorenzo15/09/2025 08h34
Celular com logotipo da Starlink na tela
(Imagem: Ssi77/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O serviço de internet via satélite oferecido pela empresa de Elon Musk promete garantir uma conexão rápida e eficiente em qualquer lugar do mundo. Mas mesmo a altamente tecnológica rede da Starlink está sujeita a falhas.

Foi exatamente isso o que aconteceu nas primeiras horas desta segunda-feira (15). O Downdetector, plataforma que monitora falhas em sites e redes sociais, registrou inúmeras reclamações de usuários ao redor do mundo.

Empresa de Elon Musk confirmou falha no sistema (Imagem: ssi77/Shutterstock)

Milhares de reclamações de usuários

De acordo com o Downdetector, os primeiros indícios de instabilidade na rede da Starlink foram identificadas por volta da 1h da manhã. Foram várias reclamações de assinantes afirmando que não conseguiam usar a internet da forma desejada.

O portal destaca que cerca de 40 mil usuários enfrentam algum problema com o serviço nos Estados Unidos. No Brasil, que tem se tornado um importante mercado para a empresa de Musk, a plataforma registra cerca de 100 reclamações.

Pessoa segurando celular com logotipo da Starlink na tela na frente de bandeira do Brasil
Usuários brasileiros também enfrentam problemas com o serviço (Imagem: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)

A Starlink confirmou a instabilidade, mas não forneceu maiores detalhes sobre os problemas causados no serviço de internet via satélite. Ela se limitou a dizer que está investigando o caso e que pretende restaurar a rede o mais rápido possível.

Leia mais

Starlink
Serviço oferece acesso à internet através de satélites (Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

Internet via satélite de Elon Musk

  • Starlink é o nome de um projeto da SpaceX para oferecer acesso rápido à internet em qualquer lugar do mundo através de satélites.
  • O serviço da companhia de Elon Musk conta com milhares de dispositivos ativos em sua frota de órbita baixa da Terra, a uma altitude de cerca de 550 quilômetros.
  • Os equipamentos foram lançados por espaçonaves da própria SpaceX e se movem automaticamente para evitar colisões com lixos espaciais.
  • De acordo com o balanço mais recente, a empresa conta com cerca de seis milhões de assinantes em todo o mundo.
  • Aqui no Brasil, esse número passa de 300 mil.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: