Decidir qual é o maior animal carnívoro do mundo é uma tarefa complicada, mas existem algumas respostas para essa pergunta. Muitos podem pensar em tigres, ursos, até tubarões, porém a resposta é um pouco diferente.
Alguns podem estar pensando nas baleias-azuis – e não estariam errados – já que elas se alimentam de krills, que são pequenos animais. Porém, existe uma diferença entre ser um animal carnívoro e ser pertencente a ordem de mamíferos Carnivora. Grupo este caracterizado por garras, dentes para cortar carne e alimentação predominantemente de outros bichos.
Qual o maior integrante da ordem Carnivora?
As baleias, no entanto, compõe a ordem Cetacea e não podem ser consideradas as maiores de algo que não fazem parte. Então, quem o ocupa o posto de maior componente do grupo Carnivora?
Esse título fica com a Foca-elefante-do-sul (Mirounga leonina), um mamífero marinho que pode pesar mais do que o seu carro. As fêmeas da espécie chegam a cerca de 900 kg, já os machos podem alcançar impressionantes 3.600 kg. Segundo informações do portal IFLScience.

E não para por aí, o recorde de tamanho de um exemplar de foca-elefante foi catalogado em 4.000 kg e 6,85 m de comprimento. Isso coloca esse gigante no topo da lista de maiores animais do grupo Carnivora.
As focas-elefantes são “gigantes desajeitados”
Apesar da aparência desajeitada, os machos são bastante perigosos. O tamanho colossal representa risco para humanos, que podem ser esmagados por um simples movimento.
Nós não somos os únicos que correm riscos perto desses gigantes, eles também são um perigo para seus próprios filhotes, que têm cerca de 25% de mortalidade durante a temporada de acasalamento, muitas vezes esmagados ou pegos no fogo cruzado.

Embora pareçam enormes bolas de gordura, esses gigantes conseguem se mover rapidamente. Quando dois machos em conflito – seja por ser época de acasalamento, territorialismo ou qualquer outro motivo – se encontram, o resultado é brutal, tornando cada disputa um embate pela vida, não só dos participantes da briga, mas também dos que estão no entorno.
Outros candidatos
Se formos nos restringir apenas aos animais terrestres, a lista muda um pouco. A disputa pelo topo fica entre o urso-de-kodiak e o urso-polar.

O urso-polar (Ursus maritimus) pode atingir até 3 metros de comprimento e pesar cerca de 1.000 kg, com garras de 5 cm e com mordida de 1.200 PSI (libras por polegada quadrada) ou até 5.000 Newtons. É especializado em caçar focas e sem sombra de dúvidas o principal predador terrestre do ártico.
Leia mais:
- Ilhas Galápagos: veja 8 dos bichos mais curiosos da região
- Top 10 escorpiões mais perigosos do mundo e o que podem fazer ao corpo humano
- Por que as lhamas cospem nas pessoas?
O urso-de-kodiak (Ursus arctos middendorffi), nativo do Alasca, também ultrapassa 3 metros de comprimento e chega a pesar até 680 kg. Apesar de menor que o polar, é extremamente robusto, chamando atenção por sua aparência parruda, que quase o coloca em pé de igualdade com seu parente ártico.