O ator Robert Redford morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pela assessora de imprensa e diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK Cindi Berger ao jornal estadunidense The New York Times. A causa da morte não foi divulgada.
Redford era ator, diretor, produtor e ativista. Ele ficou conhecido por papéis nos clássicos Butch Cassidy (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976). Além disso, venceu dois Oscars, sendo um deles como Melhor Diretor no filme Gente como a Gente (1980).

Cineasta morreu em Utah
De acordo com o comunicado enviado por Berger, Robert Redford morreu “nas montanhas de Utah – o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava”.
A causa da morte não foi divulgada e a família pediu privacidade.

Relembre a carreira de Robert Redford
Redford começou a carreira na televisão na década de 1960, com um papel pequeno na série Maverick. A estreia no cinema veio em 1962, no filme Obsessão de Matar, do diretor Denis Sanders.
Dali em diante, o ator construiu uma carreira sólida em longas-metragens. Naquela mesma década, ele atuou ao lado de Jane Fonda na comédia romântica Descalços no Parque (1967) e no faroeste Butch Cassidy (1969). Neste último, foi protagonista ao lado de Paul Newman e rapidamente se tornou galã de Hollywood.
Outros destaques da carreira como ator foram Golpe de Mestre (1973), O Grande Gatsby (1974), Todos os Homens do Presidente (1976) e Proposta Indecente (1993). Mais recentemente, ele participou de dois filmes da Marvel: Capitão América 2 (2014) e Vingadores: Ultimato (2019).
Robert Redford também foi diretor e produtor. Ele venceu o Oscar duas vezes: Melhor Diretor pelo filme Gente como a Gente (1980) e, em 2002, um Oscar honorário por ser uma “inspiração para cineastas de todo o mundo”.
Longe das câmeras, o cineasta também fundou o Instituto Sundance, que posteriormente deu origem ao Festival de Sundance, evento de cinema independente que acontece anualmente nos Estados Unidos. Ele também era ligado a temas ambientais.

Ator anunciou aposentadoria em 2018
- Robert Redford anunciou a aposentadoria como ator em 2018. Seu último filme foi O Velho e a Arma, em que ele interpreta um assaltante no fim de carreira;
- Desde então, Redford vivia recluso em um rancho em Utah, longe das câmeras;
- A família não divulgou a causa da morte e pediu privacidade.