Canva x Nano Banana: qual das duas ferramentas usar?

Uma delas foi lançada em 2013, enquanto a outra estreou recentemente no cenário mundial e busca espaço no mercado criativo
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 16/09/2025 04h00
Ferramentas de edição
Ferramentas de edição - Créditos das imagens no texto
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Recentemente, o Google lançou o Gemini 2.5 Flash Image, também chamado de Nano Banana, uma ferramenta de inteligência artificial que serve para criar e editar imagens. Ela chega ao mercado com a expectativa de rivalizar com softwares de edição e plataformas voltadas para a criação já consolidadas no mercado.

Entre elas está o Canva, uma plataforma que tem a versatilidade como principal qualidade, facilitando o trabalho de quem precisa elaborar artes sem complexidade.

Quer saber qual ferramenta você deve utilizar? Continue a leitura, pois a seguir o Olhar Digital traz um comparativo detalhado entre as duas ferramentas.

Leia mais:

Veja o comparativo entre o Canva e Nano Banana

A seguir, você confere para que serve cada uma das ferramentas, quais são os recursos disponíveis nelas, qualidade de imagem, interface, limites técnicos, acessibilidade e preços. 

canva, mensagens personalizadas
Canva – Imagem: Postmodern Studio/Shutterstock

Principais objetivos

Uma das principais diferenças entre as ferramentas está no fato de que o Canva tem como objetivo proporcionar aos usuários a possibilidade de criar artes com maior facilidade de forma manual e, muitas vezes, com layouts já prontos. 

Por outro lado, o Nano Banana chega com a ideia de permitir a geração de figuras realistas por meio de prompts em textos, além de possibilitar criações e edições avançadas, como alterar roupas ou retirar objetos, além de outros ajustes em uma imagem.

Recursos

O Canva se destaca por ter recursos para elaboração de infográficos, edição de PDFs, criação de apresentações e outras peças que precisam de um layout chamativo.

nano banana
Ilustração referente a ferramenta Nano Banana – (Imagem: Danilo Oliveira/Olhar Digital)

Já o Nano Banana tem a inteligência artificial como uma funcionalidade essencial para editar imagens ou criá-las de uma maneira precisa e realista, podendo realizar algumas tarefas que apenas softwares avançados, como o Photoshop, conseguem. 

Qualidade de imagem

Neste quesito, quem deseja realizar uma apresentação, elaborar o portfólio e até mesmo uma imagem simples, como um cartão de aniversário, utilizar o Canva é uma boa opção. 

Exemplo de uma imagem criada por IA (Imagem: @Freepik/Freepik)

Por outro lado, se a pessoa deseja o máximo de qualidade de imagem, obtendo criações muito realistas e o retrato de detalhes, como texturas, sombras e proporções, o Nano Banana é ideal. 

Interface

Mulher, de costas, sentada, com a mão direita em um mouse e olhando para um monitor
Mulher, de costas, sentada, com a mão direita em um mouse e olhando para um monitor onde o Canva está aberto (Imagem: Divulgação/Canva)

Ambas as ferramentas têm interfaces simples e intuitivas. Enquanto o Canva conta com uma interface tradicional, com diversos templates e uma barra lateral com opções para projetos, modelos, a inteligência artificial da ferramenta, apps e outras opções de funcionalidade, o Nano Banana tem a caixa de prompt destacada para a interação.

Ferramenta Nano Banana
Página inicial do Nano Banana – Imagem: Captura de tela/Matheus Chaves – Olhar Digital

O layout do Nano Banana é focado no fluxo criativo e uso intuitivo de prompts, sendo ótimo para quem deseja realizar tarefas de uma forma mais ágil sem precisar ficar explorando menus. 

Limites técnicos

Por ser uma ferramenta voltada a edições mais simples e apresentações, além de ter como um de seus objetivos proporcionar maior praticidade aos usuários, o Canva não possibilita o controle detalhado de camadas ou ajustes que proporcionem um visual extremamente realista a uma imagem. 

Já o Nano Banana tem como grande limitação a sua forma de criação: o comando de texto. Isso porque se o usuário enviar um prompt vago, é possível que a imagem seja inconsistente e pobre em detalhes. 

Acessibilidade 

Neste quesito o Canva leva vantagem, pois pode ser facilmente utilizado por iniciantes, já que para criar designs, o usuário pode se limitar a arrastar e soltar itens sem a necessidade de ter um conhecimento avançado. Além disso, na medida em que a pessoa vai se familiarizando com a ferramenta, ela consegue explorar outros recursos.

Apesar de ter um uso relativamente fácil, para utilizar o Nano Banana é importante ter conhecimento sobre prompts, o que pode atrapalhar a experiência de pessoas que não possuem grande familiaridade com inteligência artificial. 

Preço

O Canva tem uma versão gratuita com vários templates e funções importantes para a criação de itens de design. Ele também oferece uma opção de assinatura, a qual permite o acesso a elementos premium. Trata-se do plano Pro, que custa a partir de R$ 34,90 mensais, dando acesso a imagens e funcionalidades que são bloqueadas para quem usa a ferramenta de graça. 

Como está em fase de teste, o Nano Banana possui recursos gratuitamente. Entretanto, em breve poderá implementar um modelo de assinatura premium para que o usuário tenha acesso a recursos avançados, como a criação ilimitada de imagens em alta resolução. 

Qual ferramenta utilizar?

A definição de qual ferramenta utilizar vai depender do que o usuário deseja fazer. Por exemplo, se você precisa elaborar uma apresentação rápida em slides no formato PDF ou até mesmo fazer um currículo, portfólio ou infográfico de maneira prática e rápida, o Canva é o ideal. 

Por outro lado, se quer criar uma imagem profissional, rica em detalhes e realismo, o Nano Banana é a melhor opção. A ferramenta pode ajudar muito os profissionais da área de marketing, criação de conteúdo e designers.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.