Respirar ar poluído aumenta chances de câncer de pulmão, mostra estudo

Pesquisadores apontam que a exposição a essa poluição está associada a mutações no DNA que podem causar os tumores
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 16/09/2025 09h22
poluição
Imagem: Keyframe's/ Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Além do aumento médio da temperatura do nosso planeta, a emissão de gases de efeito estufa também causam a poluição do ar. Um cenário que traz prejuízos diretos para a nossa saúde, podendo desencadear diversas doenças.

Segundo um novo estudo da Universidade da Califórnia, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, no entanto, esses impactos podem ser ainda piores. Os pesquisadores apontam que respirar esse ar poluído está associado a mutações no DNA que podem causar câncer de pulmão.

Poluição do ar gera graves prejuízos para a nossa saúde (Imagem: TR STOK/Shutterstock)

Poluição já é uma questão de saúde

  • Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2019 e 2021, mais de 300 mil pessoas morreram por doenças respiratórias causadas por fumaça e poluição no Brasil.
  • O ar poluído pode causar síndromes respiratórias, pioras de quadros de quem já tem doenças como asma, bronquite e rinite.
  • Isso acontece porque são liberadas partículas finas no ar que muitas vezes ficam invisíveis e que podem percorrer longas distâncias.

Leia mais

Poluição do ar aumenta chances de câncer de pulmão (Imagem: Sebastian Kaulitzki/Shutterstock)

Exposição ao ar poluído causa mutações no DNA

No novo estudo, os pesquisadores afirmam que quanto maior a exposição à poluição, mais alterações genéticas podem ser detectadas. E isso pode causar graves efeitos de saúde mesmo em pessoas consideradas saudáveis.

De acordo com o trabalho, foram identificadas mais mutações no DNA em pessoas expostas ao ar poluído do que em fumantes passivos. Isso significa que o simples ato de respirar pode causar sérios problemas de saúde.

dna
Foram identificadas mutações no DNA associadas ao ar poluído (Imagem: Piyaset/Shutterstock)

Por conta dos resultados, a equipe fez um apelo para que sejam adotadas medidas com o objetivo de reduzir a queima de combustíveis fósseis o mais rápido possível. Além disso, os cientistas defendem a necessidade de combater o desmatamento.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.