Tesla planeja redesenhar maçanetas após relatos de falhas

Empresa busca combinar mecanismos eletrônicos e manuais para tornar saída de veículos mais segura em emergências
Leandro Costa Criscuolo17/09/2025 19h46
porta-tesla-1920x1080-1-1920x1080
(Imagem: Picturesque Japan/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla anunciou que está trabalhando em um redesenho das maçanetas de seus veículos para combinar os mecanismos de abertura eletrônica e manual atualmente separados.

O objetivo é tornar as portas mais intuitivas e seguras, especialmente em situações de emergência, disse Franz von Holzhausen, chefe de design da empresa, para a Bloomberg.

tesla
Incidentes envolvendo travas que não funcionam motivam investigação da NHTSA e ajustes no model Y (Imagem: Stock all/Shutterstock)

Maçanetas causaram riscos à segurança

  • O redesenho surge após uma série de incidentes, incluindo ferimentos e mortes, quando ocupantes não conseguiram abrir as portas após quedas de energia ou colisões.
  • Segundo a NHTSA (agência americana de segurança de trânsito), mais de 140 reclamações sobre falhas em maçanetas foram registradas desde 2018.
  • A NHTSA abriu uma investigação formal, abrangendo cerca de 174.290 SUVs Model Y de 2021, para avaliar defeitos em portas externas, confiabilidade das travas e fontes de alimentação.
  • Alguns casos relatam crianças presas dentro de veículos.

Leia mais

tesla model Y
Tesla trabalha em solução para falhas em maçanetas de veículos, visando facilitar abertura em situações de pânico e atender reguladores internacionais (Imagem: Mulevich/Shutterstock)

Atendendo normas estrangeiras

Von Holzhausen afirmou que a Tesla está avaliando o redesenho também para atender normas internacionais, incluindo China e Europa, onde reguladores estudam restrições a maçanetas totalmente ocultas e aprimoramentos nos protocolos de resgate pós-acidente.

Embora os veículos Tesla tenham bom desempenho em testes de colisão, a capacidade de resgate pós-acidente ainda é um ponto de atenção. “Teremos uma solução muito boa para isso”, garantiu von Holzhausen, sem detalhar o cronograma ou as especificações finais do novo design.

Fachada da Tesla
Falhas em portas externas levam Tesla a planejar mudanças de segurança em seus veículos (Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: