O mercado de delivery no Brasil está mais aquecido do que nunca — e as empresas estão se mexendo para conquistar um setor praticamente dominado pelo iFood. O movimento mais recente foi da 99Food, que vai dobrar os investimentos no serviço de entrega de comida no país, totalizando R$ 2 bilhões até junho de 2026.
O anúncio foi feito durante encontro com o presidente Lula, no qual estiveram presentes Will Cheng, fundador e CEO da DiDi; Jean Liu, co-fundadora e Chief People Officer da DiDi; Stephen Zhu, Head do Grupo de Negócios Internacionais da DiDi; e Simeng Wang, Diretor-Geral da 99 no Brasil.
“Poucos mercados combinam escala, inovação e oportunidade como o brasileiro, e estamos confiantes de que a 99Food pode se tornar uma plataforma capaz de transformar a experiência de delivery. Não estamos apenas investindo em crescimento, mas em construir um ecossistema mais justo e inclusivo”, afirmou Will Cheng, CEO da DiDi.

Os planos da gigante chinesa
O novo aporte faz parte dos planos da 99Food de alcançar 20 cidades brasileiras até janeiro do ano que vem. Atualmente, o serviço é oferecido em São Paulo e Goiânia.
Segundo a empresa, donos de restaurantes terão novas formas para incremento de vendas, entregadores terão mais possibilidades de ganhos, com a combinação do delivery de comida a outros serviços oferecidos pela 99.

Recentemente, Uber e iFood fecharam uma parceria para oferecer viagens e serviços de delivery de forma conjunta em suas plataformas. Clientes brasileiros também aguardam a chegada do aplicativo Keeta, da chinesa Meituan, ainda neste ano.
Leia Mais:
- Amazon compra participação na Rappi com aporte inicial de US$ 25 milhões
- Seu hambúrguer chega voando? Drones prometem revolucionar delivery
- iFood lança IA no WhatsApp que pode ajudar a vender mais
Estreia de sucesso
Em junho, o aplicativo fez sua estreia no mercado de delivery de Goiânia, acumulando 1 milhão de entregas no período de 45 dias. Em São Paulo, a primeira semana de atividades registrou resultados acima das expectativas, segundo a empresa. A capital paulista e a região metropolitana receberam metade do investimento de R$ 1 bilhão anunciado pela 99. Atualmente, a plataforma opera com 20 mil restaurantes cadastrados.

A plataforma tem apostado em estratégias agressivas para entrar no mercado, incluindo zero comissão e zero mensalidade nos primeiros 12 meses para empreendedores. Além disso, a empresa fechou contratos de exclusividade com determinados restaurantes.
Restaurantes reclamam que ‘taxa zero’ da 99Food virou prejuízo
Donos de restaurantes relatam prejuízos após aderirem à 99Food. Em redes sociais e sites de reclamação, eles afirmam ter sido atraídos pela promessa de isenção de taxas, mas dizem ter sido surpreendidos por cobranças consideradas abusivas.
Você pode ler mais sobre o assunto nesta outra matéria.