Nvidia banida! China bloqueia chips de IA da fabricante americana

Decisão afeta o modelo RTX Pro 6000D, desenvolvido especificamente pela Nvidia para exportação para a China
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 17/09/2025 12h42, atualizada em 17/09/2025 12h46
Bandeira da China ao fundo com uma mão segurando um smartphone que mostra, em sua tela, o logo da Nvidia
Chineses estão dificultando as negociações entre empresas locais e a gigante das GPUs (Imagem: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um golpe duro nas operações da Nvidia na China. O governo do país anunciou que as empresas de tecnologia chinesas não poderão mais comprar chips de inteligência artificial (IA) da fabricante dos Estados Unidos.

A medida afeta o modelo RTX Pro 6000D, desenvolvido especificamente para exportação para o território chinês como forma de contornar as sanções impostas pela Casa Branca. A decisão de Pequim faz parte dos esforços do país para impulsionar a indústria doméstica.

nvidia chip
Chip de IA da Nvidia não poderá mais ser vendido na China (Imagem: gguy/Shutterstock)

Compras de milhares de unidades do chip foram canceladas

  • O RTX Pro 6000D era um dos poucos produtos da Nvidia que podiam ser comercializados com a China.
  • Antes da decisão, várias empresas planejavam adquirir dezenas de milhares de unidades do chip e já haviam iniciado trabalhos de verificação com fornecedores de servidores.
  • Após o veto, esses processos foram interrompidos.
  • Recentemente, o governo chinês adotou uma medida semelhante com o modelo H20, liberado pelo governo dos EUA para vendas no país asiático.
  • As proibições acontecem após as autoridades chinesas concluírem que processadores produzidos por empresas do país, como Huawei e Cambricon, já atingiram desempenho equivalente ou superior aos modelos da Nvidia.

Leia mais

Bandeiras de Estados Unidos e China
Decisão de Pequim faz parte das disputas entre EUA e China (Imagem: Knight00730/Shutterstock)

CEO da Nvidia lamentou decisão

A proibição das vendas dos chips na China pode ter importantes impactos econômicos. Isso porque a Nvidia estava otimista com a possibilidade de retomar os negócios com um dos seus principais parceiros comerciais após autorização do presidente dos EUA, Donald Trump.

Por conta disso, o CEO da fabricante de chips, Jensen Huang, se disse decepcionado com a decisão do governo chinês. Ele ainda afirmou que a empresa só pode manter as operações em um mercado se o país quiser.

Jensen Huang
CEO da Nvidia prometeu continuar apoiando o governo chinês (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Provavelmente contribuímos mais para o mercado chinês do que a maioria dos países. E estou desapontado com o que vejo. Mas eles têm agendas maiores para resolver entre a China e os Estados Unidos, e eu entendo isso.

Jensen Huang, CEO da Nvidia

Huang ainda enfatizou a importância do setor de IA da China. E garantiu que a Nvidia vai continuar apoiando o governo e as empresas chinesas, bem como a Casa Branca enquanto todos eles lidam com “essa geopolítica”. As informações são da CNBC.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.