Panasonic desenvolve bateria que pode aumentar autonomia de carros da Tesla

Tecnologia inédita da Panasonic elimina o ânodo e pode tornar veículos elétricos mais eficientes, leves e acessíveis até 2027
Leandro Costa Criscuolo18/09/2025 12h05
panasonic
Imagem: Robert Way/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Panasonic está trabalhando em uma bateria de nova geração, sem ânodo, que pode aumentar em até 25% a densidade energética e a autonomia de veículos elétricos. As informações são da Reuters.

A empresa japonesa, fornecedora de longa data da Tesla, pretende lançar a tecnologia até o fim de 2027 e acredita que ela oferecerá um “nível de liderança mundial” em desempenho.

Tesla Model Y
Nova bateria sem ânodo promete 25% mais capacidade e pode aumentar em até 145 km a autonomia do Model Y da Tesla – Imagem: H.E. Group Ltd/Shutterstock

Como funciona a tecnologia sem ânodo

  • O projeto elimina o ânodo na fase de fabricação.
  • Em vez disso, um ânodo de metal de lítio se forma dentro da bateria após a primeira carga, o que libera espaço para mais materiais ativos no cátodo — como níquel, cobalto e alumínio — sem aumentar o volume total.
  • Esse ganho pode ser usado de duas maneiras: para ampliar a capacidade e estender a autonomia de modelos como o Tesla Model Y em cerca de 145 km, ou para produzir conjuntos de baterias menores e mais leves, reduzindo o custo e o peso do veículo.

Leia mais:

Pilhas da Panasonic
Nova química de bateria desenvolvida pela Panasonic promete mais autonomia, menos peso e custos potencialmente menores (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Disputa por inovação no setor de baterias

Outros fabricantes globais também estão em busca de tecnologias sem ânodo, mas a Panasonic quer sair na frente e consolidar sua posição no mercado.

A empresa afirmou que pretende reduzir a proporção de níquel — um insumo caro —, o que pode baratear a produção. No entanto, não revelou se a inovação ajudará a Tesla a cortar preços para o consumidor.

A aposta vem em um momento em que a Tesla vê sua participação de mercado nos EUA cair para o menor nível em quase oito anos, pressionada pela concorrência de outras montadoras que vêm ampliando suas ofertas de veículos elétricos.

Bateria Panasonic 2170
Panasonic fornece baterias para a Tesla, e pode impulsionar a montadora com seu novo projeto inovador de bateria – Imagem: Divulgação/Tesla
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.