O que é um eclipse solar parcial?

Saiba como esse fenômeno acontece, os diferentes tipos de eclipses e também cuidados importantes para observá-lo
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 18/09/2025 09h00
Eclipse
Eclipse solar parcial em Maryland, EUA, em junho de 2021. Crédito: Jarvin Hernandez - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os eclipses solares são fenômenos astronômicos naturais que acontecem no momento em que a Lua passa entre o Sol e a Terra, criando uma sombra no planeta. O evento pode ocasionar o bloqueio total ou parcial da luz solar em algumas regiões do mundo. 

No próximo domingo, dia 21 de setembro, por exemplo, vai acontecer um eclipse parcial do Sol. O fenômeno será visível somente para o Hemisfério Sul, não podendo ser visto no Brasil.

Um eclipse solar parcial sobre o Texas em setembro de 2015. Créditos: Jimmy Westlake (Colorado Mountain College) e Linda Westlake/APOD NASA

Leia mais:

eclipse solar parcial ocorre quando a Lua passa diante do Sol, ficando entre essa estrela e o planeta Terra, mas cobrindo apenas uma parte da luz solar. Isso porque os três corpos celestes não ficam perfeitamente alinhados.

Isso é diferente do eclipse solar total, no qual há o posicionamento perfeito em linha reta entre Sol, Lua e Terra, o que bloqueia praticamente todos os raios solares e transforma o dia em noite rapidamente.

Exemplo de eclipse solar parcial
Exemplo de eclipse solar parcial (Imagem: Kevin Kandlbinder/Unsplash)

Vale ressaltar que a ocorrência desses fenômenos é esporádica, pois a Lua não orbita exatamente no mesmo plano que o Sol e a Terra. Quando eles ficam alinhados, acontece o que é chamado de temporada de eclipses, duas vezes ao ano, no caso do eclipse solar parcial, e, em média, a cada 18 meses, no caso do eclipse solar total.

Saiba que também existe o eclipse solar anular, que ocorre quando a Lua está a uma distância maior da Terra e passa entre o Sol e o planeta, aparentando ser menor que o Sol e não o cobrindo totalmente. É interessante saber que, tanto no eclipse solar anular quanto no total, quem está fora da área coberta pela sombra interna da Lua observa apenas um eclipse solar parcial.

Eclipses solares requerem equipamentos de proteção específicos para serem observados
Crédito: Stocker plus – Shutterstock

Vale destacar ainda que a NASA alerta que há a necessidade de sempre utilizar óculos de eclipse para observar os fenômenos ou então fazer o uso de um método alternativo seguro de visualização, como um projetor pinhole. Isso ajudará a evitar lesões graves nos olhos.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.