Agora com Gemini, Google Chrome vira navegador com IA

IA do Google passa a resumir conteúdos, organizar abas e recuperar histórico no Chrome, além de integrar apps como YouTube, Maps e Calendar
Pedro Spadoni18/09/2025 15h40, atualizada em 18/09/2025 15h43
Celular com logotipo do Gemini na frente de tela maior exibindo logotipo do Google Chrome
(Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou nesta quinta-feira (18) a chegada do Gemini ao Chrome para os usuários de Mac e Windows nos Estados Unidos, sem custo adicional. Até agora restrito a assinantes, o recurso passa a ser liberado de forma ampla e também chegará em breve ao iPhone, além de já estar integrado ao Android.

A novidade é uma das maiores mudanças do navegador em anos e insere a inteligência artificial (IA) no centro da experiência de uso. Com o Gemini, o Chrome ganha recursos como explicação de conteúdos complexos, organização de múltiplas abas e integração direta com serviços do Google, como YouTube, Maps e Calendário.

Gemini transforma o Chrome em navegador com IA integrada

A partir desta atualização, o Chrome deixa de ser apenas um navegador e passa a contar com um assistente de IA embutido.

Captura de tela mostrando botão do Gemini e caixa com opções oferecidas pela inteligência artificial (IA) no Chrome
Com a atualização, o Chrome passa a contar com um assistente de IA embutido – o Gemini (Imagem: Reprodução/Google)

A ideia é tornar a navegação no Chrome mais produtiva e simplificar tarefas que antes exigiam vários cliques, consultas manuais e trocas de janelas, segundo o Google.

Explicações rápidas e organização de abas

Com o Gemini, o Chrome agora consegue explicar conteúdos complexos de qualquer página. Basta clicar no ícone do assistente para pedir um resumo ou até adaptações — por exemplo: transformar uma receita em versão sem glúten. O objetivo é facilitar a leitura de informações que poderiam ser confusas ou cheias de detalhes técnicos.

Captura de tela mostrando Gemini lidando com prompts relacionados a abas no Google Chrome
Vai dar para fazer perguntas ao Gemini relacionadas às várias que estiverem abertas (Imagem: Reprodução/Google)

Outra novidade é a possibilidade de trabalhar com várias abas ao mesmo tempo. Em vez de o usuário abrir inúmeras páginas e se perder entre elas, o Gemini pode comparar informações, consolidar dados e até ajudar no planejamento de viagens, unindo opções de voos, hotéis e passeios num único itinerário, de acordo com o Google.

Esse recurso também ajuda a organizar pesquisas do dia a dia. Se alguém estiver analisando modelos de colchões ou comparando preços de produtos, por exemplo, o assistente pode reunir os pontos principais, o que pouparia tempo e evitaria que o usuário precisasse alternar constantemente entre janelas abertas.

Integração com YouTube, Maps e Calendar

O Gemini também passa a se conectar de forma direta com outros serviços do Google. Isso significa que o usuário pode agendar reuniões no Calendar, buscar trechos específicos em vídeos do YouTube ou acessar detalhes de localização no Maps sem sair da aba em que está.

Modo IA direto na barra de endereços

O Chrome também vai incorporar o Modo IA (AI Mode) diretamente na barra de endereços, o que vai permitir buscas mais naturais e complexas.

Captura de tela mostrando usuário fazendo pesquisa na barra de endereço do Chrome e ativando o Modo IA em seguida
Chrome vai trazer o Modo IA na barra de endereços para pesquisas mais complexas e específicas (Imagem: Reprodução/Google)

Em vez de digitar apenas “melhor colchão”, por exemplo, o usuário pode escrever “sou uma pessoa que dorme de lado e tenho dor nas costas, faça uma tabela comparando os diferentes tipos de colchão”. O recurso gera respostas detalhadas e ainda permite seguir com perguntas adicionais para refinar a pesquisa, de acordo com o TechCrunch.

Além disso, o navegador poderá sugerir perguntas relacionadas ao conteúdo da página em exibição, o que pode ajudar o usuário a explorar um assunto com mais profundidade. Os resultados aparecem com resumos da Busca do Google e a possibilidade de continuar a conversa no Modo IA.

Histórico inteligente: lembrando páginas passadas

Outra função do Gemini no Chrome é a de resgatar páginas visitadas anteriormente sem que o usuário precise vasculhar o histórico manualmente. Basta pedir, por exemplo, “qual foi o site em que vi aquela mesa de nogueira na semana passada?” que o assistente busca a página.

Essa memória do navegador promete facilitar a retomada de pesquisas ou tarefas interrompidas, como compras, leitura de artigos ou planejamento de atividades. Em vez de manter dezenas de abas abertas para não perder referências, o usuário pode fechar tudo e confiar no assistente para recuperar as informações depois, diz o Google.

Leia mais:

Próximos passos

Nos próximos meses, o Gemini deve ganhar funções mais “autônomas”, capazes de executar tarefas repetitivas em nome do usuário. Segundo o The Verge, o recurso deve incluir a possibilidade de fazer compras online, remarcar entregas e até fazer reservas em restaurantes.

A ideia é que o assistente consiga agir nas páginas da web para poupar tempo, sempre com pontos de confirmação antes de concluir ações mais sensíveis.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.