O boom da inteligência artificial já provocou algumas mudanças no mercado de tecnologia, com diversas empresas travando uma verdadeira corrida pelo aperfeiçoamento das ferramentas. Mas nem tudo são flores.
Para o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a IA também pode representar uma ameaça para o futuro. Segundo ele, alguns dos maiores negócios desenvolvidos pela companhia nos últimos anos podem se tornar inúteis.

Satya Nadella quer que empresa esteja preparada para o futuro
- As declarações de Nadella ocorreram durante uma reunião com funcionários na semana passada.
- O empresário estava respondendo a uma pergunta sobre a mudança percebida na cultura dentro da Microsoft.
- Recentemente, um funcionário observou que há um clima de medo entre as lideranças, o que pode afetar o futuro da empresa.
- Na sua resposta, o CEO da gigante da tecnologia acabou confirmando os seus próprios temores ligados ao avanço da inteligência artificial.
- As informações são do portal The Verge.
Leia mais
- Microsoft anuncia investimento em supercomputador de IA
- O plano da Microsoft para liderar a era das IAs vai além da tecnologia
- Como a IA generativa está mudando a forma de pensar

Microsoft está passando pro transformação
Satya Nadella lembrou que existem diversos exemplos de empresas de tecnologia que lideraram o setor e acabaram desaparecendo. Ele citou um em específico: a Digital Equipment Corporation (DEC) dominava o ramo de minicomputadores no início dos anos 1970, mas não conseguiu aguentar o aumento da concorrência.
Aqui estamos em nosso 51º ano como empresa e, se você olhar para um conjunto de métricas, estamos prosperando. Mas, ao mesmo tempo, quando penso no grau de dificuldade que temos pela frente, para navegarmos no que é uma indústria em mudança, um setor de tecnologia em mudança e uma economia em mudança, temos um trabalho muito árduo pela frente.
Satya Nadella, CEO da Microsoft

O pronunciamento do empresário também pode ser considerado um aviso para o que vem pela frente. A Microsoft está aumentando os investimentos na IA e espera colher os frutos dessa estratégia no futuro. Ao mesmo tempo, tem promovido mais demissões. Foram 9 mil apenas no último mês de julho.
Nós como empresa, nós como líderes, sabendo que realmente só seremos valiosos daqui para frente se construirmos o que é secular em termos de expectativa, em vez de estarmos apaixonados pelo que construímos no passado.
Satya Nadella, CEO da Microsoft