Waymo testa integração de robotáxis com transporte público nos EUA

Waymo lança táxis robô em Chandler, integrados ao transporte público por aplicativo com tarifas acessíveis
Por Maurício Thomaz, editado por Layse Ventura 19/09/2025 19h06
Waymo lança táxis robô em Chandler, integrados ao transporte público por aplicativo
Waymo lança táxis robô em Chandler, integrados ao transporte público por aplicativo (Imagem: Dogora Sun / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Waymo anunciou uma parceria com a startup de mobilidade Via para levar seus táxis robô aos sistemas de transporte público em cidades americanas, começando em Chandler, subúrbio de Phoenix, no Arizona (EUA).

A iniciativa visa integrar veículos totalmente autônomos ao serviço Flex de microtransporte da cidade, permitindo que passageiros sejam atendidos por robotáxis em rotas compartilhadas e conectadas ao transporte público local, segundo informações do The Verge.

O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, permite que os usuários reservem viagens pelo aplicativo Chandler Flex. O preço é acessível: US$ 2 para usuários regulares, US$ 1 para idosos e cadeirantes, e gratuito para estudantes de ensino médio e fundamental.

Recentemente, a Waymo também criou contas para adolescentes em Phoenix, permitindo que jovens a partir de 14 anos utilizem os táxis robô sem acompanhamento dos pais.

waymo
Atualmente, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e tem valores acessíveis (Imagem: Ceri Breeze/Shutterstock)

Como os robotáxis vão funcionar no Chandler Flex

A integração dos táxis robô no serviço de microtransporte funciona com tecnologia da Via, que permite criar rotas flexíveis baseadas na demanda dos passageiros. Além de otimizar trajetos, a plataforma garante que os serviços atendam às normas federais de acessibilidade e relatórios de conformidade.

Os benefícios esperados da parceria incluem:

  • Expansão do acesso a veículos autônomos para novos segmentos de população;
  • Conexão com linhas de ônibus do Valley Metro;
  • Redução do custo médio por viagem com tarifa fixa;
  • Maior experiência de transporte público combinando on-demand e veículos autônomos;
  • Potencial replicação do modelo em outras cidades americanas.
waymo
É esperado que o serviço faça conexão com linhas de ônibus do Valley Metro (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

Potenciais impactos e desafios

Embora a iniciativa abra portas para mais passageiros experimentarem táxis robô, especialistas alertam para possíveis efeitos negativos. Veículos autônomos podem desviar usuários do transporte público tradicional, o que poderia levar a cortes de serviço.

Usuários de ridesharing geralmente preferem viagens diretas, sem transferências, e passageiros de transporte público, muitas vezes de baixa renda, podem não conseguir arcar com custos adicionais.

Leia mais:

O modelo de microtransporte, no entanto, tenta equilibrar essas questões ao combinar rotas sob demanda com tarifas acessíveis e integração com ônibus e outros serviços públicos. Waymo não é a única a explorar essa estratégia: a startup May Mobility, de Michigan, também testou integração de veículos autônomos com o serviço Via em Sun City, Arizona, oferecendo viagens gratuitas durante a semana.

waymo
Apesar dos benefícios, veículos autônomos podem desviar usuários do transporte público tradicional, o que poderia levar a cortes de serviço (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

A aposta da Waymo em integrar táxis robô ao transporte público pode representar uma mudança significativa na forma como cidades e usuários interagem com veículos autônomos, tornando a tecnologia mais acessível e prática no dia a dia.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.