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A Waymo anunciou uma parceria com a startup de mobilidade Via para levar seus táxis robô aos sistemas de transporte público em cidades americanas, começando em Chandler, subúrbio de Phoenix, no Arizona (EUA).
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A iniciativa visa integrar veículos totalmente autônomos ao serviço Flex de microtransporte da cidade, permitindo que passageiros sejam atendidos por robotáxis em rotas compartilhadas e conectadas ao transporte público local, segundo informações do The Verge.
O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, permite que os usuários reservem viagens pelo aplicativo Chandler Flex. O preço é acessível: US$ 2 para usuários regulares, US$ 1 para idosos e cadeirantes, e gratuito para estudantes de ensino médio e fundamental.
Recentemente, a Waymo também criou contas para adolescentes em Phoenix, permitindo que jovens a partir de 14 anos utilizem os táxis robô sem acompanhamento dos pais.

Como os robotáxis vão funcionar no Chandler Flex
A integração dos táxis robô no serviço de microtransporte funciona com tecnologia da Via, que permite criar rotas flexíveis baseadas na demanda dos passageiros. Além de otimizar trajetos, a plataforma garante que os serviços atendam às normas federais de acessibilidade e relatórios de conformidade.
Os benefícios esperados da parceria incluem:
- Expansão do acesso a veículos autônomos para novos segmentos de população;
- Conexão com linhas de ônibus do Valley Metro;
- Redução do custo médio por viagem com tarifa fixa;
- Maior experiência de transporte público combinando on-demand e veículos autônomos;
- Potencial replicação do modelo em outras cidades americanas.

Potenciais impactos e desafios
Embora a iniciativa abra portas para mais passageiros experimentarem táxis robô, especialistas alertam para possíveis efeitos negativos. Veículos autônomos podem desviar usuários do transporte público tradicional, o que poderia levar a cortes de serviço.
Usuários de ridesharing geralmente preferem viagens diretas, sem transferências, e passageiros de transporte público, muitas vezes de baixa renda, podem não conseguir arcar com custos adicionais.
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O modelo de microtransporte, no entanto, tenta equilibrar essas questões ao combinar rotas sob demanda com tarifas acessíveis e integração com ônibus e outros serviços públicos. Waymo não é a única a explorar essa estratégia: a startup May Mobility, de Michigan, também testou integração de veículos autônomos com o serviço Via em Sun City, Arizona, oferecendo viagens gratuitas durante a semana.

A aposta da Waymo em integrar táxis robô ao transporte público pode representar uma mudança significativa na forma como cidades e usuários interagem com veículos autônomos, tornando a tecnologia mais acessível e prática no dia a dia.