Imagine andar pela sua cozinha e se deparar com uma propaganda na tela da sua tecnológica geladeira inteligente. É isso que está acontecendo em alguns lares dos Estados Unidos. Mais especificamente nos lares que compraram um modelo da linha Family Hub, da Samsung.
Eu até entendo que a “propaganda é a alma do negócio”. Mas, como consumidor, eu não gosto de olhar anúncios o tempo todo. Na TV, por exemplo, as pessoas costumam mudar de canal quando o programa vai para o intervalo. A mesma coisa acontece quando você está jogando no celular: quase ninguém termina de assistir as ads (só espera o tempo mínimo para receber o bônus).
Leia mais
- Geladeiras com tecnologia IA: para que servem?
- Esta geladeira permite conservar alimentos gastando menos energia
- Samsung cria geladeira com IA que funciona como carro híbrido
A novidade gerou muita insatisfação entre os clientes. Um deles, inclusive, abriu um tópico no Reddit para reclamar – e dezenas de comentários pipocaram em poucas horas.
Eles argumentam que gastaram uma fortuna para comprar uma geladeira inteligente, mas acabaram recebendo um projetor de anúncios da Samsung. E é uma pequena fortuna mesmo. Os modelos Family Hub custam entre US$ 1.800 e US$ 3.500 por lá. Fazendo a conversão, estamos falando em produtos que variam entre R$ 9.500 e R$ 19 mil!
Mas essa conversão direta quase nunca funciona. Como mostramos aqui no Olhar Digital, a Samsung também vende suas geladeiras Family Hub por aqui. E elas custam ainda mais caro: o preço de lançamento da Bespoke AI Famiy Hub, por exemplo, foi de mais de R$ 35 mil no mercado brasileiro!

O que alega a Samsung
- Pois é: imagine gastar R$ 35 mil e a sua geladeira ficar mostrando propaganda contra a sua vontade.
- Em nota ao site Android Authority, a Samsung chamou a iniciativa de “programa piloto” e disse que o objetivo é “oferecer promoções e anúncios selecionados”.
“A Samsung está comprometida com a inovação e com a valorização diária dos nossos clientes de eletrodomésticos. Como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer esse valor, estamos conduzindo um programa piloto para oferecer promoções e anúncios selecionados em determinados modelos de geladeiras Samsung Family Hub no mercado americano”, começa o texto.
- De acordo com a empresa sul-coreana, “a publicidade aparecerá em determinadas telas de cobertura de refrigeradores Family Hub” – quando essa tela estiver ociosa.
- Ainda segundo a empresa, os anúncios não aparecerão quando a tela de cobertura exibir o Modo Arte ou álbuns de fotos.

“Os anúncios podem [ainda] ser descartados nas telas de capa onde eles são exibidos, o que significa que anúncios específicos não aparecerão novamente durante o período da campanha”, termina o texto.
- A boa notícia, então, é que os consumidores poderão descartar as propagandas uma vez – e elas, em tese, não aparecerão de novo.
- A Samsung, no entanto, não dá a opção de desativar completamente a função.
Algumas soluções caseiras
Enquanto a Samsung não permite que o cliente desative a exibição de anúncios, alguns americanos estão aderindo a ‘soluções caseiras’ para resolver esse problema.
Uma delas é desconectar a geladeira da internet. Com isso, você bloqueia toda a publicidade, mas perde também vários recursos inteligentes pelos quais pagou – e pagou bem caro.
Outra alternativa é deixar o modo álbum de fotos habilitado o tempo todo. A tela da geladeira vai funcionar como um mural permanente de lembranças da sua família. O lado ruim é que o consumo de energia pode aumentar um pouco.

A última opção é esperar pela boa vontade da Samsung – ou simplesmente aceitar os anúncios da marca. Como disse acima, o programa piloto ocorre apenas nos Estados Unidos. Não há informações sobre testes em outros países.
As informações são do The Verge.