Em breve, sua geladeira pode ter… anúncios!

Publicidade já apareceu em alguns modelos da caríssima linha Family Hub; clientes reclamaram, mas empresa não recuou até agora.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 19/09/2025 05h30
unnamed-9-1920x1080.png
Geladeira Bespoke AI Family Hub da Samsung. Foto: Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Imagine andar pela sua cozinha e se deparar com uma propaganda na tela da sua tecnológica geladeira inteligente. É isso que está acontecendo em alguns lares dos Estados Unidos. Mais especificamente nos lares que compraram um modelo da linha Family Hub, da Samsung.

Eu até entendo que a “propaganda é a alma do negócio”. Mas, como consumidor, eu não gosto de olhar anúncios o tempo todo. Na TV, por exemplo, as pessoas costumam mudar de canal quando o programa vai para o intervalo. A mesma coisa acontece quando você está jogando no celular: quase ninguém termina de assistir as ads (só espera o tempo mínimo para receber o bônus).

Leia mais

A novidade gerou muita insatisfação entre os clientes. Um deles, inclusive, abriu um tópico no Reddit para reclamar – e dezenas de comentários pipocaram em poucas horas.

Eles argumentam que gastaram uma fortuna para comprar uma geladeira inteligente, mas acabaram recebendo um projetor de anúncios da Samsung. E é uma pequena fortuna mesmo. Os modelos Family Hub custam entre US$ 1.800 e US$ 3.500 por lá. Fazendo a conversão, estamos falando em produtos que variam entre R$ 9.500 e R$ 19 mil!

Mas essa conversão direta quase nunca funciona. Como mostramos aqui no Olhar Digital, a Samsung também vende suas geladeiras Family Hub por aqui. E elas custam ainda mais caro: o preço de lançamento da Bespoke AI Famiy Hub, por exemplo, foi de mais de R$ 35 mil no mercado brasileiro!

Esses eletrodomésticos são extremamente tecnológicos (e custam verdadeiras fortunas) – Imagem: Divulgação/Samsung

O que alega a Samsung

  • Pois é: imagine gastar R$ 35 mil e a sua geladeira ficar mostrando propaganda contra a sua vontade.
  • Em nota ao site Android Authority, a Samsung chamou a iniciativa de “programa piloto” e disse que o objetivo é “oferecer promoções e anúncios selecionados”.

“A Samsung está comprometida com a inovação e com a valorização diária dos nossos clientes de eletrodomésticos. Como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer esse valor, estamos conduzindo um programa piloto para oferecer promoções e anúncios selecionados em determinados modelos de geladeiras Samsung Family Hub no mercado americano”, começa o texto.

  • De acordo com a empresa sul-coreana, “a publicidade aparecerá em determinadas telas de cobertura de refrigeradores Family Hub” – quando essa tela estiver ociosa.
  • Ainda segundo a empresa, os anúncios não aparecerão quando a tela de cobertura exibir o Modo Arte ou álbuns de fotos.
Fachada da Samsung em Xangai, na China
A Samsung é um fenômeno de venda de celulares, mas também ocupa o pódio quando o assunto são eletrodomésticos – Imagem: Robert Way/iStock

“Os anúncios podem [ainda] ser descartados nas telas de capa onde eles são exibidos, o que significa que anúncios específicos não aparecerão novamente durante o período da campanha”, termina o texto.

  • A boa notícia, então, é que os consumidores poderão descartar as propagandas uma vez – e elas, em tese, não aparecerão de novo.
  • A Samsung, no entanto, não dá a opção de desativar completamente a função.

Algumas soluções caseiras

Enquanto a Samsung não permite que o cliente desative a exibição de anúncios, alguns americanos estão aderindo a ‘soluções caseiras’ para resolver esse problema.

Uma delas é desconectar a geladeira da internet. Com isso, você bloqueia toda a publicidade, mas perde também vários recursos inteligentes pelos quais pagou – e pagou bem caro.

Outra alternativa é deixar o modo álbum de fotos habilitado o tempo todo. A tela da geladeira vai funcionar como um mural permanente de lembranças da sua família. O lado ruim é que o consumo de energia pode aumentar um pouco.

Essas geladeiras inteligentes têm telas que se parecem com TVs nas suas portas – Imagem: Reprodução/Samsung

A última opção é esperar pela boa vontade da Samsung – ou simplesmente aceitar os anúncios da marca. Como disse acima, o programa piloto ocorre apenas nos Estados Unidos. Não há informações sobre testes em outros países.

As informações são do The Verge.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.