Governo dos EUA vai usar modelo de IA da Meta

Llama oferece às agências federais a capacidade de manter controle total sobre o processamento e armazenamento de dados
Bruna Barone22/09/2025 08h53
meta llama 4
Todos os modelos estão abertos para uso por qualquer pessoa (Imagem: Fajri Mulia Hidayat/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais uma big tech conseguiu a aprovação da Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA, na sigla em inglês) para fornecer serviços de inteligência artificial para o governo americano. A partir de agora, modelos de IA de código aberto Llama da Meta serão usados em todos os departamentos e agências federais americanos.

A iniciativa faz parte da estratégia OneGov, que, segundo a Meta, elimina negociações entre agências individuais, economizando tempo e reduzindo a duplicação de esforços em todo o governo. Até então, o Llama estava disponível apenas para aplicações de segurança nacional, além do Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional.

“Os Estados Unidos estão na vanguarda da IA ​​e queremos garantir que todos os americanos vejam os benefícios da inovação em IA por meio de serviços públicos melhores e mais eficientes. Com o Llama, as agências governamentais americanas podem atender melhor às pessoas”, disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta.

meta gsa
Modelos de IA de código aberto Llama da Meta serão usados em todos os departamentos e agências (Imagem: Meta/Divulgação)

Promessa de segurança

A Meta diz que o Llama oferece às agências federais a capacidade de manter controle total sobre o processamento e armazenamento de dados. E o custo de criação e implantação é menor, já que os modelos de todo o ecossistema são públicos. O acordo, aliás, não exigiu negociações de aquisição, pois os produtos estão disponíveis gratuitamente — diferentemente de modelos Google, OpenAI e Anthropic também adquiridos pelo governo.

“Graças à Meta e seu compromisso com o avanço dos serviços do setor público, nossos parceiros federais agora têm acesso mais fácil ao Llama e à IA de código aberto, que oferecem benefícios exclusivos para agências federais e casos de uso governamentais. A GSA está impulsionando uma aceleração sem precedentes na adoção da IA ​​em todo o governo federal”, disse o Comissário do Serviço Federal de Aquisição, Josh Gruenbaum.

Na avaliação da Meta, o Llama proporciona às agências de serviço público a flexibilidade necessária para desenvolver soluções específicas para missões, reduzindo a dependência de provedores fechados e promovendo a transparência e a reprodutibilidade na pesquisa em IA.

Logo da Meta na fachada de um prédio
Acordo não exigiu negociações de aquisição, pois os produtos estão disponíveis gratuitamente (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Leia Mais:

O que é o Llama?

Em abril, a Meta apresentou o Llama 4 Scout e o Llama 4 Maverick, os primeiros modelos multimodais nativos de peso aberto com suporte “sem precedentes” para comprimento de contexto — os primeiros da empresa construídos usando uma arquitetura de mistura de especialistas (MoE).

Com esse design, um único token ativa apenas uma fração do total de parâmetros. As arquiteturas MoE são mais eficientes computacionalmente para treinamento e inferência e, considerando um orçamento fixo de FLOPs de treinamento, oferecem maior qualidade em comparação a um modelo denso, explica a empresa.

“Acreditamos que os sistemas mais inteligentes precisam ser capazes de realizar ações generalizadas, conversar naturalmente com humanos e resolver problemas desafiadores que eles nunca viram antes”, informou o comunicado à época. Todos estão abertos para uso por qualquer pessoa.

Modelos Llama usam arquitetura de mistura de especialistas (Imagem: gguy/Shutterstock)

O Llama 4 Scout é um modelo com 17 bilhões de parâmetros ativos e 16 especialistas, e o Llama 4 Maverick é um modelo com 17 bilhões de parâmetros ativos e 128 especialistas. O primeiro se adapta a uma única GPU H100 (com quantização Int4), enquanto o último se adapta a um único host H100.

“Seja você um desenvolvedor desenvolvendo nossos modelos, uma empresa integrando-os aos seus fluxos de trabalho ou simplesmente curioso sobre os potenciais usos e benefícios da IA, o Llama 4 Scout e o Llama 4 Maverick são as melhores opções para adicionar inteligência de última geração aos seus produtos”, diz a Meta.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.