Ataque cibernético na Europa: hackers estão mantendo softwares de aeroportos reféns

Empresa afetada está trabalhando com aeroportos para restaurar a operação
Vitoria Lopes Gomez22/09/2025 11h47
cancelamentos-1-1-1920x1080
Imagem: Eviart/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme reportado pelo Olhar Digital, um ataque cibernético na noite de sexta-feira para a manhã de sábado afetou vários aeroportos pela Europa. O Aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra), enfrentou atrasos e cancelamento de voos devido à interrupção dos sistemas digitais.

As companhias aéreas que operam na Europa devem cancelar mais voos nesta segunda-feira (21). De acordo com a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), os hackers estão usando ransomware para manter os softwares reféns.

Ataque hacker atrapalhou processos de check-in e despacho de bagagens (Reprodução: Edwin Petrus/Unsplash)

Hackers estão mantendo softwares reféns

Em comunicado à BBC, a ENISA afirmou que um software malicioso foi usado para embaralhar sistemas de check-in automático em aeroportos da Europa. Em comunicado à Reuters, a agência disse que o tipo de ransomware já foi identificado e a polícia está investigando o caso. Já a Collins Aerospace, empresa terceirizada que teve seu software invadido, afirmou que trabalha com os aeroportos afetados (incluindo o Heathrow e o de Bruxelas) e está em fase final de atualizações para restaurar o funcionamento dos sistemas.

Ransomwares são softwares maliciosos que roubam dados ou derrubam sistemas. Os hackers usam essa ‘vantagem’ para extorquir empresas em troca de dinheiro. Ainda não se sabe quem está por trás do ataque.

Segundo a BBC, que teve acesso a comunicações internas de funcionários do Aeroporto de Heathrow, as companhias aéreas estão pedindo que eles usem processos manuais para fazer o check-in e o despacho de bagagens para os voos.

Ataque cibernético e cibercrime com smartphone. Hacker usando tecnologia de invasão na internet.
Polícia já está investigando o caso (Crédito: SomYuZu/Shutterstock)

Relembre o ataque cibernético do final de semana

  • Um ataque cibernético invadiu e interrompeu o funcionamento de um software da Collins Aerospace, empresa terceirizada que fornece sistemas para diferentes companhias aéreas de vários aeroportos. Uma vez atacada, a companhia prejudica todas que utilizam de seu software para realizar o embarque dos passageiros;
  • Com isso, vários clientes ao redor do mundo (principalmente dos aeroportos da Europa) tiveram problemas para realizar check-in e o despacho de bagagens eletronicamente. Aeroportos da Inglaterra, Irlanda, Bélgica e Alemanha revelaram ter sido afetados;
  • Ao público, a RTX.Corp (que controla a Collins Aerospace) afirmou que tinha conhecimento do problema, mas não deu detalhes sobre os aeroportos afetados;
  • Mais de 29 voos foram cancelados só no final de semana, com expectativa de mais cancelamentos nesta segunda-feira (21).
aeroporto
Ataques a sistemas de aviação aumentaram 600% em 2024 (Imagem: Jacob Wackerhausen/iStock)

Problema continua nesta segunda-feira

De acordo com a BBC, cerca de metade das companhias aéreas no Aeroporto de Heathrow já estavam operando de alguma forma no domingo. A British Airways, por exemplo, usou um sistema de backup.

Leia Mais:

No entanto, algumas empresas devem seguir cancelando ou atrasando voos devido ao ataque cibernético.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.